Aula sobre Introducao A Substancias

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A introdução a substâncias é um tema importante para os alunos do 6º ano do ensino fundamental, uma vez que eles começam a aprender sobre as propriedades e características dos materiais. Nesta aula, os alunos serão apresentados à classificação de misturas como homogêneas ou heterogêneas. Isso é importante porque muitas das substâncias que usamos no nosso dia a dia são misturas e entender essa classificação serve para compreender como essas substâncias se comportam e como podemos separá-las. Por exemplo, a água do mar é uma mistura heterogênea de água e sal. Quando queremos obter água potável a partir da água do mar, precisamos separar a água do sal. Além disso, os alunos também aprenderão sobre a metodologia ativa Cultura Maker, que permite que eles criem um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal?", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Cultura Maker


  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar sobre misturas e se eles podem dar exemplos de misturas que eles conhecem. Explique a turma que uma mistura é uma combinação de dois ou mais materiais diferentes e que a classificação de misturas como homogêneas ou heterogêneas é importante para entender como essas misturas se comportam.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e distribuir amostras de diferentes misturas para cada grupo. Os alunos devem discutir em grupo e classificar cada mistura como homogênea ou heterogênea. Circule pela sala e monitore a discussão dos grupos.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar suas classificações para a turma, discutindo suas razões para a classificação de cada mistura. Aproveite a oportunidade para esclarecer dúvidas e fornecer exemplos adicionais de misturas homogêneas e heterogêneas.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Apresente a metodologia Cultura Maker e explique para os alunos como usar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Os alunos devem criar seus próprios modelos e compartilhá-los com a turma.

  5. Etapa 5 - Exercícios práticos

    Distribua exercícios práticos para a turma, nos quais os alunos devem classificar misturas como homogêneas ou heterogêneas. Os alunos devem trabalhar em grupos para resolver os exercícios.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão em grupo sobre os exercícios práticos, incentivando os alunos a compartilhar suas soluções e discutir as razões por trás de suas classificações.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais conceitos discutidos e incentivando os alunos a usar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em classificar misturas como homogêneas ou heterogêneas.
  • Introduzir a metodologia ativa Cultura Maker aos alunos.
  • Estimular a discussão em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar sua própria aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em classificar misturas como homogêneas ou heterogêneas.
  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade dos modelos de Dinâmica dos 3 Qs criados pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em resolver exercícios práticos.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Conduzir a discussão em grupo e incentivar a colaboração entre os alunos.
  • Monitorar o progresso dos alunos durante a atividade.
  • Fornecer feedback aos alunos sobre sua participação e desempenho.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Resolver exercícios práticos em grupo.
  • Avaliar sua própria aprendizagem usando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.