Aula sobre Introducao A Substancias
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A aula de hoje será sobre a introdução a substâncias e como podemos classificá-las. Nós encontramos substâncias em nosso cotidiano, como na água que bebemos e no sal que usamos para temperar nossos alimentos. Essas substâncias podem ser classificadas como homogêneas ou heterogêneas, e é isso que será visto hoje. Será utilizado o Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo observador.
Modelo de Debate Crítico (MDC)
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a diferença entre substâncias homogêneas e heterogêneas. Os alunos irão anotar as informações em seus cadernos.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida a turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo observador. Explique aos alunos o papel de cada grupo e como eles irão trabalhar juntos.Etapa 3 - Pesquisa e preparação
Os grupos defensor e opositor irão realizar pesquisas sobre diferentes misturas de substâncias e preparar argumentos para apresentar durante o debate. A banca julgadora irá preparar critérios de avaliação e o grupo observador irá observar o debate.Etapa 4 - Debate
Auxilie-os durante o debate, onde os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos e a banca julgadora irá avaliar cada um deles. O grupo observador irá observar o debate e anotar pontos importantes.Etapa 5 - Finalização
O grupo observador irá finalizar o debate pontuando observações feitas de ambos os lados e demonstrando mediante argumentos plausíveis qual grupo apresentou de melhor maneira.Etapa 6 - Conclusão
O professor irá concluir a aula reforçando os conceitos aprendidos e pedindo para que os alunos anotem as informações importantes em seus cadernos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em classificar misturas de substâncias como homogêneas ou heterogêneas.
- Estimular o trabalho em equipe e a pesquisa.
- Desenvolver a habilidade de argumentação e debate.
Critérios de avaliação
- Argumentação clara e objetiva.
- Utilização de fontes confiáveis na pesquisa.
- Participação ativa no debate.
- Respeito às opiniões dos colegas.
- Coerência com os critérios de avaliação estabelecidos pela banca julgadora.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a diferença entre substâncias homogêneas e heterogêneas.
- Dividir os alunos em grupos e explicar o papel de cada um.
- Mediar o debate e garantir que todos os grupos participem igualmente.
- Concluir a aula reforçando os conceitos aprendidos.
- Avaliar os alunos conforme os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Realizar pesquisas sobre diferentes misturas de substâncias.
- Preparar argumentos para apresentar durante o debate.
- Participar ativamente do debate.
- Respeitar as opiniões dos colegas.
- Anotar as informações importantes em seus cadernos.