Aula sobre Introducao A Substancias

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A aula de hoje será sobre a introdução a substâncias e como podemos classificá-las. Nós encontramos substâncias em nosso cotidiano, como na água que bebemos e no sal que usamos para temperar nossos alimentos. Essas substâncias podem ser classificadas como homogêneas ou heterogêneas, e é isso que será visto hoje. Será utilizado o Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo observador.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a diferença entre substâncias homogêneas e heterogêneas. Os alunos irão anotar as informações em seus cadernos.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo observador. Explique aos alunos o papel de cada grupo e como eles irão trabalhar juntos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e preparação

    Os grupos defensor e opositor irão realizar pesquisas sobre diferentes misturas de substâncias e preparar argumentos para apresentar durante o debate. A banca julgadora irá preparar critérios de avaliação e o grupo observador irá observar o debate.

  4. Etapa 4 - Debate

    Auxilie-os durante o debate, onde os grupos defensor e opositor irão apresentar seus argumentos e a banca julgadora irá avaliar cada um deles. O grupo observador irá observar o debate e anotar pontos importantes.

  5. Etapa 5 - Finalização

    O grupo observador irá finalizar o debate pontuando observações feitas de ambos os lados e demonstrando mediante argumentos plausíveis qual grupo apresentou de melhor maneira.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    O professor irá concluir a aula reforçando os conceitos aprendidos e pedindo para que os alunos anotem as informações importantes em seus cadernos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em classificar misturas de substâncias como homogêneas ou heterogêneas.
  • Estimular o trabalho em equipe e a pesquisa.
  • Desenvolver a habilidade de argumentação e debate.

Critérios de avaliação

  • Argumentação clara e objetiva.
  • Utilização de fontes confiáveis na pesquisa.
  • Participação ativa no debate.
  • Respeito às opiniões dos colegas.
  • Coerência com os critérios de avaliação estabelecidos pela banca julgadora.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a diferença entre substâncias homogêneas e heterogêneas.
  • Dividir os alunos em grupos e explicar o papel de cada um.
  • Mediar o debate e garantir que todos os grupos participem igualmente.
  • Concluir a aula reforçando os conceitos aprendidos.
  • Avaliar os alunos conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre diferentes misturas de substâncias.
  • Preparar argumentos para apresentar durante o debate.
  • Participar ativamente do debate.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.
  • Anotar as informações importantes em seus cadernos.