Aula sobre Introducao A Substancias

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, serão estudados temas relativos à introdução às substâncias e como classificá-las em homogêneas ou heterogêneas. As substâncias estão presentes em nosso cotidiano, e é importante que os alunos saibam identificá-las e diferenciá-las. Por exemplo, a água é uma substância pura, enquanto a mistura de água e sal é uma mistura homogênea. Para tornar a aula mais dinâmica e participativa, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes sobre o tema.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o tema e seus objetivos. Em seguida, faça uma revisão dos conceitos de substâncias e misturas, e apresentará exemplos práticos para facilitar a compreensão.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Experimento

    Nesta estação, os alunos realizarão um experimento simples para identificar se uma mistura é homogênea ou heterogênea. Será utilizada uma mistura de água e sal, e os alunos deverão observar as características da mistura e registrar suas observações.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Jogo

    Nesta estação, os alunos jogarão um jogo de perguntas e respostas para testar seus conhecimentos sobre o tema. Apresente a turma uma série de perguntas relacionadas à classificação de substâncias, e os alunos deverão responder corretamente para avançar no jogo.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Debate

    Nesta estação, os alunos participarão de um debate sobre a importância de classificar as substâncias em homogêneas ou heterogêneas. Apresente diferentes situações cotidianas, e os alunos deverão discutir em grupo se a substância é homogênea ou heterogênea.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Inicie com a turma uma discussão fazendo perguntas relativas às situações encontradas em cada uma das estações. Incentive ao máximo a participação de todos nesta etapa.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Ao final, faça uma revisão dos principais conceitos abordados na aula e estimulando os alunos a compartilhar suas aprendizagens e dúvidas sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento
  • Desenvolver a habilidade de classificar substâncias em homogêneas ou heterogêneas
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem lúdico e dinâmico

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das características de uma mistura
  • Participação ativa nas atividades propostas
  • Compreensão dos conceitos abordados na aula

Ações do professor

  • Explicar o tema e seus objetivos de forma clara e objetiva
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem seguro e acolhedor

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas
  • Realizar as atividades com responsabilidade e ética
  • Compartilhar suas dúvidas e aprendizagens sobre o tema.