Aula sobre Introducao A Substancias

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula de hoje aborda a introdução a substâncias e como podemos classificar as misturas em homogêneas e heterogêneas. As substâncias estão presentes em nosso cotidiano, desde a água que bebemos até o ar que respiramos. É importante que os alunos tenham conhecimento sobre esses conceitos para entender melhor a natureza e as propriedades dos materiais. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve explicação sobre o que são substâncias e como podemos classificá-las em homogêneas e heterogêneas. Em seguida, apresentará exemplos práticos de misturas que os alunos podem encontrar em seu cotidiano, como água e sal, água e óleo, água e areia, entre outros.

  2. Etapa 2 - Vídeo explicativo

    Os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre o tema, que pode ser encontrado em plataformas digitais de ensino de Ciências. Disponibilize o link do vídeo com antecedência para que os alunos possam assisti-lo antes da aula.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que discutir sobre as misturas apresentadas pelo professor e pelo vídeo. Cada grupo deverá escolher uma mistura e apresentar para a turma como ela pode ser classificada em homogênea ou heterogênea.

  4. Etapa 4 - Experimento prático

    Faça um experimento prático em sala de aula, utilizando água, sal e um copo transparente. Os alunos deverão observar a mistura e responder a algumas perguntas sobre a sua classificação.

  5. Etapa 5 - Construção do modelo Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos, em grupo, criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal?”. Eles deverão utilizar essa ferramenta para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Apresentação e discussão dos modelos

    Cada grupo apresentará o seu modelo e os alunos discutirão sobre as respostas dadas em cada campo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Ao final, faça uma síntese sobre o tema abordado na aula e reforce a importância do conhecimento sobre as substâncias e suas classificações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em classificar misturas em homogêneas e heterogêneas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para promover a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Apresentar exemplos práticos e cotidianos para tornar o aprendizado mais significativo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade da construção do modelo Dinâmica dos 3 Qs.
  • Capacidade dos alunos em aplicar os conceitos aprendidos na atividade prática.
  • Clareza e objetividade na apresentação do modelo.
  • Participação dos alunos na discussão final sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e cotidianos sobre o tema.
  • Disponibilizar com antecedência o link do vídeo explicativo.
  • Realizar o experimento prático em sala de aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Sintetizar o tema abordado na aula e reforçar a importância do conhecimento sobre as substâncias e suas classificações.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Construir um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com qualidade.
  • Aplicar os conceitos aprendidos na atividade prática.
  • Apresentar com clareza e objetividade o modelo criado.
  • Participar da discussão final sobre o tema.