Aula sobre Introducao A Substancias
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A aula de hoje aborda a introdução a substâncias e como podemos classificar as misturas em homogêneas e heterogêneas. As substâncias estão presentes em nosso cotidiano, desde a água que bebemos até o ar que respiramos. É importante que os alunos tenham conhecimento sobre esses conceitos para entender melhor a natureza e as propriedades dos materiais. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.
Sala de Aula Invertida
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve explicação sobre o que são substâncias e como podemos classificá-las em homogêneas e heterogêneas. Em seguida, apresentará exemplos práticos de misturas que os alunos podem encontrar em seu cotidiano, como água e sal, água e óleo, água e areia, entre outros.Etapa 2 - Vídeo explicativo
Os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre o tema, que pode ser encontrado em plataformas digitais de ensino de Ciências. Disponibilize o link do vídeo com antecedência para que os alunos possam assisti-lo antes da aula.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e terão que discutir sobre as misturas apresentadas pelo professor e pelo vídeo. Cada grupo deverá escolher uma mistura e apresentar para a turma como ela pode ser classificada em homogênea ou heterogênea.Etapa 4 - Experimento prático
Faça um experimento prático em sala de aula, utilizando água, sal e um copo transparente. Os alunos deverão observar a mistura e responder a algumas perguntas sobre a sua classificação.Etapa 5 - Construção do modelo Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos, em grupo, criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal?”. Eles deverão utilizar essa ferramenta para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 6 - Apresentação e discussão dos modelos
Cada grupo apresentará o seu modelo e os alunos discutirão sobre as respostas dadas em cada campo.Etapa 7 - Conclusão
Ao final, faça uma síntese sobre o tema abordado na aula e reforce a importância do conhecimento sobre as substâncias e suas classificações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em classificar misturas em homogêneas e heterogêneas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para promover a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.
- Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
- Apresentar exemplos práticos e cotidianos para tornar o aprendizado mais significativo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Qualidade da construção do modelo Dinâmica dos 3 Qs.
- Capacidade dos alunos em aplicar os conceitos aprendidos na atividade prática.
- Clareza e objetividade na apresentação do modelo.
- Participação dos alunos na discussão final sobre o tema.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e cotidianos sobre o tema.
- Disponibilizar com antecedência o link do vídeo explicativo.
- Realizar o experimento prático em sala de aula.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Sintetizar o tema abordado na aula e reforçar a importância do conhecimento sobre as substâncias e suas classificações.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Construir um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com qualidade.
- Aplicar os conceitos aprendidos na atividade prática.
- Apresentar com clareza e objetividade o modelo criado.
- Participar da discussão final sobre o tema.