Aula sobre Introducao Ao Plano Cartesiano

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Inicie a aula citando que o plano cartesiano é uma ferramenta matemática que permite a representação gráfica de pontos e figuras geométricas no plano. Ele é utilizado em diversas áreas, como na física, na engenharia, na arquitetura e na computação gráfica. Fale para os alunos que, nesta aula, eles serão introduzidos ao plano cartesiano e aprenderão a realizar transformações de polígonos representados nele.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Introdução ao plano cartesiano" e explique como ele é utilizado em diversas áreas. Em seguida, os alunos dê uma atividade de brainstorming para os alunos listarem exemplos de situações em que o plano cartesiano é utilizado.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos e, cada grupo escolherá um personagem que utiliza o plano cartesiano em sua profissão, como um arquiteto, um engenheiro ou um programador de computador. Em seguida, os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios desse personagem. O mapa de empatia deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Introdução ao plano cartesiano

    Apresente o plano cartesiano e explique como ele é utilizado para representar pontos no plano. Além disso, mostre as transformações de polígonos no plano cartesiano, como a translação, a rotação e a reflexão. Entregue um exercício aos alunos para praticarem o tema e auxilie-os tirando dúvidas.

  4. Etapa 4 - Prototipação

    Os alunos serão separados em grupos de 3 a 5 alunos. Após isso, cada grupo irá criar seu próprio exercício envolvendo plano cartesiano para os colegas resolverem.

  5. Etapa 5 - Teste

    Esse é o momento dos grupos trocarem as suas criações para que outro grupo tente resolvê-la. O intuito é que os alunos testem a solução criada pelo outro grupo, mostre se os cálculos foram possíveis de ser realizados e se a criação atende aos objetivos da aula.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Com base no teste, os alunos irão apresentar a resolução do exercício criado pelos demais grupos. Nesse momento eles farão as considerações finais dizendo se o exercício atendeu o objetivo da aula, quais a(s) solução(ões) encontrada(s) pelo grupo. Nesse momento, o professor pode ir corrigindo os exercícios juntamente com os alunos para que todos assimilem as matérias. Além disso, os alunos deverão apresentar, também, o mapa da empatia para os demais colegas citando se conseguiram se imaginar aplicando o tema da aula em alguma profissão.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas. Incentive os alunos a pensar em situações em que a introdução ao plano cartesiano pode ser útil e como eles podem utilizar essa habilidade no futuro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Apresentar exemplos práticos de aplicação do plano cartesiano em situações reais.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e apresentar suas conclusões para a turma.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Realização correta das transformações de polígonos no plano cartesiano.
  • Compreensão dos conceitos apresentados na aula.
  • Criatividade na criação do mapa de empatia.
  • Apresentação clara e objetiva das conclusões do grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Apresentar exemplos práticos de aplicação do plano cartesiano.
  • Orientar os alunos na realização das atividades práticas.
  • Fazer uma revisão dos principais conceitos apresentados na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar corretamente as transformações de polígonos no plano cartesiano.
  • Criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios dos personagens envolvidos no tema.
  • Trabalhar em grupo e apresentar suas conclusões para a turma.
  • Continuar explorando o tema em casa.