Aula sobre Introducao Ao Plano Cartesiano

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Inicie a aula citando que o plano cartesiano é uma ferramenta matemática que permite a representação gráfica de pontos e figuras geométricas no plano. Ele é amplamente utilizado em diversas áreas, como na física, na engenharia, na arquitetura e na computação gráfica. Cite que, nesta aula, os alunos serão introduzidos ao plano cartesiano e aprenderão a realizar transformações de polígonos representados nele. Para isso, serão utilizados exemplos práticos e didáticos que permitirão aos alunos compreender a importância e a aplicação do plano cartesiano em suas vidas.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um ‘check-in’, perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre o plano cartesiano e como ele pode ser utilizado em suas vidas. Faça uma breve revisão sobre o conceito de plano cartesiano. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas.

  2. Etapa 2 - Introdução ao plano cartesiano

    Apresente o conceito de plano cartesiano, explicando como ele é formado e como os pontos são representados nele. Para isso, pode utilizar exemplos práticos, como a localização de pontos em um mapa. Os alunos serão convidados a participar da apresentação, sugerindo exemplos de medidas de grandezas que eles conhecem.

  3. Etapa 3 - Transformações de polígonos

    Apresenteas transformações de polígonos no plano cartesiano, explicando como elas são realizadas e quais são os resultados obtidos. Para isso, pode utilizar exemplos práticos, como a transformação de um quadrado em um retângulo.

  4. Etapa 4 - Atividade prática

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para resolverem uma atividade prática em que deverão realizar transformações de polígonos no plano cartesiano. Para isso, disponibilize uma folha com um polígono desenhado e peça que os alunos realizem as transformações indicadas.

  5. Etapa 5 - Correção dos exercícios

    Corrija os exercícios em conjunto com a turma, explicando as estratégias utilizadas pelos grupos e tirando dúvidas. Incentive a participação de todos, para enriquecer o aprendizado.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Finalize a aula com um check-out e peça que os alunos registrem em seus _templates_ de registro de aprendizagem. Pergunte aos alunos o que eles aprenderam sobre o plano cartesiano e como as transformações de polígonos podem ser aplicadas em suas vidas.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Deixe uma tarefa de casa para os alunos, como a resolução de mais problemas de plano cartesiano. Os alunos devem registrar a tarefa no caderno e entregar na próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos no plano cartesiano.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula, por meio de atividades práticas e discussões em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos que permitam aos alunos compreender a importância e a aplicação do plano cartesiano em suas vidas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em realizar as transformações de polígonos no plano cartesiano.
  • Participação ativa dos alunos nas atividades práticas e discussões em grupo.
  • Compreensão dos alunos sobre a importância e a aplicação do plano cartesiano em suas vidas.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos que permitam aos alunos compreender a importância e a aplicação do plano cartesiano em suas vidas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula, por meio de atividades práticas e discussões em grupo.
  • Esclarecer eventuais dúvidas dos alunos e fornecer feedbacks construtivos sobre o desempenho deles.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades práticas e discussões em grupo.
  • Realizar as transformações de polígonos no plano cartesiano de forma correta e precisa.
  • Demonstrar compreensão sobre a importância e a aplicação do plano cartesiano em suas vidas.