Aula sobre Introducao Ao Plano Cartesiano

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie a aula contextualizando aos alunos que o plano cartesiano é uma ferramenta matemática que permite a representação gráfica de pontos e figuras geométricas no plano. Ele é utilizado em diversas áreas, como na física, na engenharia, na arquitetura e na própria matemática. Cite que, nesta aula, os alunos serão introduzidos ao plano cartesiano e aprenderão a realizar transformações de polígonos representados nele.

  1. Etapa 1 - Introdução ao plano cartesiano

    Apresente o conceito de plano cartesiano e como ele é utilizado na matemática e em outras áreas. Mostre exemplos de figuras geométricas representadas no plano cartesiano e como elas são identificadas por meio de suas coordenadas.

  2. Etapa 2 - Atividade em grupo - Identificação de um problema

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 aluno e peça para escolherem um tema para trabalhar. Cada grupo deverá identificar um problema relacionado ao tema escolhido e apresentá-lo para a turma.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Cada grupo deverá realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar informações sobre o problema identificado. Os alunos deverão registrar as informações coletadas em um documento compartilhado com o grupo.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Com base nas informações coletadas, os grupos deverão analisar o contexto do problema identificado. Os alunos deverão discutir o que causa o problema e se é possível evitá-lo. Eles também deverão pensar em possíveis soluções para o problema. Auxilie os alunos neste momento.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os grupos deverão comparar as informações coletadas em suas pesquisas e entrevistas com dados oficiais sobre o tema escolhido. Os alunos deverão discutir as diferenças e semelhanças entre as informações e como elas podem ser utilizadas para solucionar o problema identificado.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Com base nas informações coletadas e na análise do contexto, os grupos deverão propor soluções para o problema identificado. Os alunos deverão discutir o que seu grupo poderia fazer para contribuir com a disseminação da informação. Incentive a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Criação de infográficos

    Cada grupo deverá criar um infográfico para disseminar a informação sobre o problema identificado e as soluções propostas. Os alunos deverão utilizar um _template_ de infográfico que contenha lacunas a serem preenchidas com as informações coletadas e as soluções propostas.

  8. Etapa 8 - Apresentação dos infográficos

    Os grupos devem apresentar seus infográficos para a turma. Incentive a participação de todos os alunos, tire as dúvidas deles e faça perguntas que estimulem o pensamento crítico e o raciocínio lógico de todos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos por meio da metodologia ativa Estudo de Caso.
  • Promover a reflexão crítica dos alunos sobre problemas reais e possíveis soluções.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Qualidade das informações coletadas e análise do contexto realizada pelos grupos.
  • Criatividade e clareza na apresentação das soluções propostas pelos grupos.
  • Qualidade e clareza dos infográficos criados pelos grupos.
  • Habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de plano cartesiano e como ele é utilizado na matemática e em outras áreas.
  • Orientar os alunos na realização das atividades em grupo.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre os problemas identificados e as soluções propostas.
  • Auxiliar os alunos na criação dos infográficos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar informações sobre o problema identificado.
  • Analisar o contexto do problema e propor soluções.
  • Criar infográficos para disseminar a informação sobre o problema e as soluções propostas.
  • Desenvolver a habilidade em realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano.