Aula sobre Introducao Ao Plano Cartesiano

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Inicie a aula citando que o plano cartesiano é uma ferramenta matemática que permite a representação gráfica de pontos e figuras geométricas no plano. Ele é utilizado em diversas áreas, como na física, na engenharia, na arquitetura e na computação gráfica. Cite que, nesta aula, os alunos serão introduzidos ao plano cartesiano e aprenderão a realizar transformações de polígonos representados nele.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Introdução ao plano cartesiano", explicando o que é plano cartesiano e dando exemplos práticos.

  2. Etapa 2 - Explicação da metodologia Gamificação

    Explique o que é _Gamificação_ e como ela pode ser utilizada para tornar o aprendizado mais envolvente e didático. Apresente exemplos de jogos que utilizam essa metodologia.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro do jogo

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para criarem um mapa de registro contendo os campos: ‘Nome do Jogo’, ‘Objetivo do Jogo’, ‘Desafios do Jogo’, ‘Níveis’, ‘Esquema de Recompensas’, ‘Informações para o consumidor final’ e ‘por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?’. O objetivo é que os alunos possam utilizar a criatividade e a imaginação para criar um jogo que envolva o tema da aula.

  4. Etapa 4 - Desenvolvimento do Jogo

    Os grupos irão desenvolver o jogo utilizando apenas recursos ofertados pelo professor como cartolina, canetas coloridas, dados, entre outros. O objetivo é que os alunos possam aplicar os conceitos de plano cartesiano de forma lúdica e divertida.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e como ele ajuda a desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam plano cartesiano.

  6. Etapa 6 - Discussão em Grupo

    Após a apresentação dos jogos, será realizada uma discussão em grupo para que os alunos possam compartilhar suas experiências e opiniões sobre a atividade.

  7. Etapa 7 - Feedback e Avaliação

    Dê um feedback aos alunos sobre os jogos construídos e avalie a participação dos alunos na atividade, considerando os critérios estabelecidos previamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos no plano cartesiano.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do jogo.
  • Promover a participação ativa dos alunos na aula.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos.
  • Desempenho dos alunos nos exercícios individuais.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e didática os conceitos relacionados ao plano cartesiano e suas transformações.
  • Orientar os alunos na criação do jogo e na resolução dos exercícios.
  • Conduzir a discussão em grupo e fazer intervenções pedagógicas quando necessário.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Colaborar com os demais membros do grupo.
  • Realizar os exercícios individuais com atenção e dedicação.