Aula sobre Introducao Ao Plano Cartesiano

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que o plano cartesiano é uma ferramenta matemática que permite a representação gráfica de pontos e figuras geométricas no plano. Ele é utilizado em diversas áreas, como na física, na engenharia, na arquitetura e na computação gráfica. Fale que, nesta aula, os alunos serão introduzidos ao plano cartesiano e aprenderão a realizar transformações de polígonos representados nele.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é o plano cartesiano e como ele é utilizado. Em seguida, mostre exemplos de figuras geométricas representadas no plano cartesiano, como triângulos, quadrados e retângulos.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Multiplicação das coordenadas

    Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobreplsno cartesiano. É importante que cada grupo passe por todas as estações. Nesta primeira estação, os alunos aprenderão a realizar a multiplicação das coordenadas dos vértices de um polígono no plano cartesiano. Mostre exemplos práticos e os alunos realizarão exercícios em grupo.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Translação

    Nesta estação, os alunos aprenderão a realizar a translação de um polígono no plano cartesiano. Apresente exemplos práticos e os alunos realizarão exercícios em grup e auxilie-os tirando possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Reflexão

    Nesta estação, os alunos aprenderão a realizar a reflexão de um polígono no plano cartesiano. Apresente exemplos práticos e os alunos realizarão exercícios em grupo.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Ao final de cada estação, peça aos estudantes para avaliarem a atividade com base nos critérios estabelecidos pela Dinâmica dos 3 Qs: ‘Que bom’, ‘Que pena’ e ‘Que tal’. Analise o impacto da aula no processo de ensino-aprendizagem e colete informações dos estudantes que possam ser aplicadas como melhorias nas próximas atividades.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Cada grupo, após ter passado por todas as estações, deverá discutir as atividades realizadas, compartilhando com os colegas seus desafios e aprendizados. Importante que os membros do grupo compartilhem suas respostas e tirem as dúvidas entre si. Ao longo desse processo, circule pela sala e auxilie os alunos na discussão.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas. É importante que a avaliação seja formativa, ou seja, que o professor possa identificar as dificuldades dos alunos e ajudá-los a superá-las.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos no plano cartesiano.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos em atividades em grupo.
  • Proporcionar uma aula mais dinâmica e participativa.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em realizar as transformações de polígonos no plano cartesiano.
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
  • Compreensão dos conceitos apresentados.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
  • Realizar uma atividade avaliativa para verificar o aprendizado dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Realizar os exercícios propostos em cada estação.
  • Tirar dúvidas e colaborar com os colegas durante as atividades.