Aula sobre Introducao Ao Plano Cartesiano

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula dizendo que o plano cartesiano é uma ferramenta matemática que permite a representação gráfica de pontos e figuras geométricas no plano. Ele é amplamente utilizado em diversas áreas, como na física, na engenharia, na arquitetura e na computação gráfica. Nesta aula, os alunos serão introduzidos ao plano cartesiano e aprenderão a realizar transformações de polígonos representados nele.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Selecione um texto que envolva a plano cartesiano e disponibilize-o para os alunos com antecedência. Os alunos devem ler o texto e identificar as informações relevantes para a aplicação do plano cartesiano.

  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    Na sala de aula, os alunos devem criar um _template_ de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom!”, “Que pena!”, “Que tal?!”. Explique como funciona a dinâmica e como ela será utilizada para avaliar a atividade.

  3. Etapa 3 - Exposição do conteúdo

    Faça uma exposição sobre o conteúdo, utilizando exemplos práticos de plano cartesiano com ilustrações para facilitar a compreensão dos alunos. Peça para os alunos acompanharem e fazerem anotações que julgarem necessárias para o desenvolvimento da atividade.

  4. Etapa 4 - Resolução de Problemas

    Forneça papel, caneta, lápis e borracha para os alunos fazerem exercícios que envolvam plano cartesiano. Isso será feito em grupo de 3 a 5 alunos, utilizando os conceitos aprendidos na exposição. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados dos exercícios e explicar como aplicaram o plano cartesiano. Avalie a apresentação, esclareça dúvidas e incentive a discussão entre os grupos.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre a atividade

    Os alunos devem utilizar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Colete os _templates_ e avalie a reflexão dos alunos.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Envie uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem os conceitos aprendidos na aula. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em realizar transformações de polígonos no plano cartesiano.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na elaboração do mapa conceitual.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na elaboração do mapa conceitual.
  • Realização correta das transformações de polígonos no plano cartesiano durante a atividade em grupo.
  • Compreensão do conteúdo apresentado, demonstrada na discussão em grupo e na realização das atividades.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na elaboração do mapa conceitual.
  • Apresentar exemplos práticos de transformações de polígonos no plano cartesiano.
  • Acompanhar e orientar os alunos durante a atividade em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da elaboração do mapa conceitual.
  • Realizar corretamente as transformações de polígonos no plano cartesiano durante a atividade em grupo.
  • Participar da discussão em grupo e esclarecer eventuais dúvidas.