Aula sobre Introducao Aos Atomos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O estudo da estrutura dos átomos é um tema fundamental para a compreensão da matéria e suas transformações. A evolução histórica dos modelos atômicos até os dias de hoje é um processo dinâmico e contínuo. A partir disso, os alunos serão desafiados a criar um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho de cada grupo na atividade.

Intencionalidade pedagógica:

- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e selecionar informações relevantes.

- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho dos colegas e utilizar critérios objetivos para a avaliação.

- Despertar o interesse dos alunos pelo tema, mostrando a importância do estudo da estrutura dos átomos.

- Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar e argumentar suas ideias.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Introdução aos átomos" e a evolução histórica dos modelos atômicos, por meio de exemplos práticos que possam ser realizados com a utilização de modelos em papel e representações gráficas.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explicar a atividade que será desenvolvida.

  3. Etapa 3 - Definição dos subtemas

    Cada grupo deverá escolher um subtema relacionado à estrutura dos átomos, como a evolução histórica dos modelos atômicos, a composição dos átomos, surgimento dos átomos entre outros.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Cada grupo deverá realizar uma pesquisa sobre o subtema escolhido e preparar uma apresentação para os colegas.

  5. Etapa 5 - Preparação da apresentação

    Cada grupo deverá preparar uma apresentação para os colegas, utilizando recursos como cartazes, slides e maquetes.

  6. Etapa 6 - Apresentação das equipes

    Cada grupo deverá apresentar sua pesquisa para os colegas e responder a perguntas dos demais grupos.

  7. Etapa 7 - Avaliação por pares

    Cada grupo deverá avaliar o desempenho dos demais grupos, utilizando o template de avaliação por pares fornecido pelo professor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e selecionar informações relevantes.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho dos colegas e utilizar critérios objetivos para a avaliação.
  • Despertar o interesse dos alunos pelo tema, mostrando a importância do estudo da estrutura dos átomos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar e argumentar suas ideias.

Critérios de avaliação

  • Avaliação dos demais grupos utilizando o template criado.
  • Participação ativa dos alunos na apresentação do tema.
  • Desenvoltura e participação na confecção da apresentação.

Ações do professor

  • Auxiliar os grupos na avaliação dos demais colegas.
  • Orientar os alunos na apresentação e na argumentação de suas ideias.
  • Orientar os alunos na preparação da apresentação, auxiliando na organização das informações e na utilização dos recursos disponíveis.

Ações do aluno

  • Avaliar o desempenho dos demais grupos utilizando o template criado.
  • Apresentar a pesquisa para os colegas e responder a perguntas dos demais grupos.
  • Participar ativamente da apresentação do tema, realizando perguntas e tirando dúvidas.