Aula sobre Introducao Aos Atomos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A introdução aos átomos é um tema fundamental para o estudo da química e da física, pois é a partir da compreensão da estrutura dos átomos que podemos entender como a matéria é formada. Os átomos são as unidades básicas da matéria e, portanto, estão presentes em tudo o que nos rodeia, desde a água que bebemos até o ar que respiramos. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre a estrutura dos átomos e sua evolução histórica, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e seus subtópicos, destacando a importância da compreensão da estrutura dos átomos para a química e a física. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e terão 20 minutos para discutir sobre o tema e seus subtópicos. Eles devem utilizar o livro didático e outras fontes de pesquisa para aprofundar o conhecimento.

    Sugestões de subtópicos para discussão: O surgimento dos átomos, do que átomos são feitos, diversidade de átomos, descoberta dos átomos, etc.


  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação

    Cada grupo criará um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral. Eles devem preencher cada critério com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo apresentará seu template de avaliação para a turma. Faça comentários e sugestões.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos argumentos

    Cada grupo terá 5 minutos para apresentar suas descobertas sobre o tema e seus subtópicos. Os outros grupos avaliarão a apresentação utilizando o template criado na etapa 3.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos terão mais 20 minutos para discutir as apresentações dos outros grupos e as avaliações recebidas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um resumo da aula e destacará os pontos mais importantes. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica e argumentação.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: como o grupo se organizou para realizar a tarefa.
  • Construção dos argumentos: qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Apresentação e comunicação: clareza e objetividade na apresentação dos argumentos.
  • Desempenho geral: avaliação geral do desempenho do grupo na tarefa.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Orientar a criação do template de avaliação por pares.
  • Avaliar as apresentações dos grupos e fazer comentários e sugestões.
  • Fazer um resumo da aula e destacar os pontos mais importantes.

Ações do aluno

  • Discutir sobre o tema e seus subtópicos em grupo.
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Apresentar seus argumentos para a turma.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos utilizando o template criado.
  • Participar das discussões em grupo e tirar dúvidas.