Aula sobre Introducao Aos Atomos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A introdução aos átomos é um tema fundamental para a compreensão da estrutura da matéria e sua evolução histórica. Os átomos são as unidades básicas da matéria, e o conhecimento sobre sua estrutura é essencial para entendermos como os elementos químicos se combinam para formar moléculas e substâncias. Além disso, o estudo dos átomos tem aplicações práticas em diversas áreas, como a medicina, a engenharia, a física e a química.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor fará uma breve introdução sobre o tema, apresentando conceitos básicos sobre a estrutura dos átomos e sua importância para a química e outras áreas do conhecimento. Será feita uma discussão em grupo para que os alunos possam compartilhar suas ideias e conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma lista de perguntas para responder sobre a estrutura dos átomos. As perguntas podem incluir: O que é um átomo? Quais são as suas partes? Como os elétrons se relacionam com o núcleo? Como os átomos se combinam para formar moléculas? Os grupos terão X minutos para responder às perguntas e discutir suas respostas.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo receberá um papel e canetas coloridas para criar um esboço da estrutura de um átomo. Eles devem incluir informações sobre o núcleo, os elétrons e as camadas eletrônicas. Os esboços devem ser criativos e coloridos para ajudar na compreensão do tema.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo apresentará seu esboço para a turma e haverá uma votação para escolher o esboço mais criativo e didático. O grupo vencedor será escolhido pelos colegas e você.

  5. Etapa 5 - Prototipar e testar

    Os grupos receberão materiais para criar um modelo tridimensional da estrutura de um átomo baseado no modelo vencedor. Eles devem usar materiais como argila, papelão, canudos e palitos de dente para criar um modelo que represente a estrutura de um átomo. Após criar o modelo, eles devem apresentá-lo para a turma e explicar como ele representa a estrutura de um átomo.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça breve conclusão sobre a importância do estudo dos átomos e sua relação com outras áreas do conhecimento. Os alunos serão convidados a compartilhar suas impressões sobre a aula e o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos na criação de um modelo tridimensional da estrutura de um átomo.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em aplicar a metodologia Design Sprint na criação de um template com 5 etapas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade dos esboços e modelos tridimensionais criados pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em identificar e explicar as partes de um átomo e como elas se relacionam.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fornecer os materiais necessários para a criação dos esboços e modelos tridimensionais.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe para responder às perguntas sobre a estrutura dos átomos.
  • Criar um esboço e um modelo tridimensional da estrutura de um átomo para apresentá-lo à turma.
  • Votar criticamente no esboço atômico mais didático.