Aula sobre Introducao Aos Atomos
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Inicie a aula explicando o que são átomos e sua importância na compreensão da matéria e energia. É possível utilizar exemplos como a tabela periódica e a energia nuclear.
Etapa 1 - Apresentação do Modelo de Debate Crítico (MDC)
Explique o que é o MDC e como ele funciona, destacando que os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo neutro.Etapa 2 - Identificação dos subtópicos
O professor deve apresentar os subtópicos que serão debatidos, como a estrutura do átomo, a evolução histórica do modelo atômico, a composição de moléculas simples, entre outros. Cada grupo pode escolher um cientista e seu respectivo modelo atômico para defender no debate e o professor ou outro grupo de alunos faz o papel de banca julgadora e mediador.Etapa 3 - Formação dos grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de acordo com o subtópico escolhido, sendo que cada grupo terá um líder responsável por coordenar a pesquisa e a preparação para o debate.Etapa 4 - Preparação para o debate
Os alunos devem pesquisar e reunir informações relevantes sobre o subtópico escolhido, a fim de preparar argumentos para o debate. Oriente e auxilie os grupos durante todo o processo.Etapa 5 - Realização do debate
O debate deve ser realizado em sala de aula, com a participação de todos os grupos. A banca julgadora deve avaliar as argumentações e escolher o grupo vencedor.Etapa 6 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos, como a participação no debate, a qualidade dos argumentos e a capacidade de trabalhar em equipe.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em equipe.
- Promover o pensamento crítico e a argumentação.
Critérios de avaliação
- Participação no debate.
- Qualidade dos argumentos apresentados.
- Capacidade de trabalhar em equipe.
Ações do professor
- Explicar o conteúdo de forma clara e objetiva.
- Orientar e auxiliar os alunos durante a pesquisa e a preparação para o debate.
- Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Pesquisar e reunir informações relevantes sobre o subtópico escolhido.
- Preparar argumentos para o debate.
- Participar ativamente do debate e trabalhar em equipe.