Aula sobre Introducao Aos Atomos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, vamos falar sobre a introdução aos átomos. Os átomos são a menor unidade de matéria que mantém as propriedades químicas de um elemento. Eles são a base da química e da física, e estão presentes em tudo ao nosso redor, desde o ar que respiramos até a comida que comemos. Vamos trabalhar com a metodologia da sala de aula invertida, onde os alunos irão se preparar antes da aula e, em seguida, aplicarão o conhecimento adquirido em atividades em sala de aula.
Etapa 1 -
Envie aos alunos um material de leitura sobre a introdução aos átomos. Os alunos devem ler e fazer anotações sobre o que entenderam do texto e quais dúvidas surgiram.Uma sugestão, é o vídeo seguinte: [https://app.aprendizap.com.br/aula/2QyyCV5UY7lVz0bM6bLLQM](https://www.google.com/url?q=https://app.aprendizap.com.br/aula/2QyyCV5UY7lVz0bM6bLLQM&sa=D&source=editors&ust=1688495457426985&usg=AOvVaw0EHCwqAtnMvU_lTn0ecpj4)
Etapa 2 -
Faça uma revisão do material enviado, esclarecer as dúvidas e fazer uma introdução.Etapa 3 -
Apresente exemplos práticos de átomos e moléculas simples, como a água e o gás oxigênio. De preferência em modelos palpáveis.Etapa 4 -
Os alunos devem trabalhar em grupos para criar modelos de átomos usando materiais disponíveis em sala de aula, como massinha de modelar ou papel.Etapa 5 -
Cada grupo deve apresentar seu modelo de átomo e explicar como ele representa a estrutura do átomo.Etapa 6 -
Faça uma revisão do que foi aprendido e esclarecer qualquer dúvida que possa ter surgido.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos de identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de modelos de átomos.
- Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na discussão em sala de aula.
- Qualidade dos modelos de átomos criados pelos alunos.
- Compreensão dos alunos sobre a estrutura do átomo.
Ações do professor
- Enviar material de leitura prévia para os alunos.
- Fazer uma revisão do material enviado e esclarecer dúvidas.
- Apresentar exemplos práticos para ilustrar o tema.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de modelos de átomos.
- Fazer uma revisão do que foi aprendido e esclarecer dúvidas.
Ações do aluno
- Ler o material enviado pelo professor antes da aula.
- Fazer anotações e esclarecer dúvidas sobre o material.
- Trabalhar em equipe para criar modelos de átomos.
- Participar ativamente das discussões em sala de aula.