Aula sobre Introducao Aos Atomos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, vamos falar sobre a introdução aos átomos. Os átomos são a menor unidade de matéria que mantém as propriedades químicas de um elemento. Eles são a base da química e da física, e estão presentes em tudo ao nosso redor, desde o ar que respiramos até a comida que comemos. Vamos trabalhar com a metodologia da sala de aula invertida, onde os alunos irão se preparar antes da aula e, em seguida, aplicarão o conhecimento adquirido em atividades em sala de aula.

  1. Etapa 1 -

    Envie aos alunos um material de leitura sobre a introdução aos átomos. Os alunos devem ler e fazer anotações sobre o que entenderam do texto e quais dúvidas surgiram.

    Uma sugestão, é o vídeo seguinte: [https://app.aprendizap.com.br/aula/2QyyCV5UY7lVz0bM6bLLQM](https://www.google.com/url?q=https://app.aprendizap.com.br/aula/2QyyCV5UY7lVz0bM6bLLQM&sa=D&source=editors&ust=1688495457426985&usg=AOvVaw0EHCwqAtnMvU_lTn0ecpj4)


  2. Etapa 2 -

    Faça uma revisão do material enviado, esclarecer as dúvidas e fazer uma introdução.

  3. Etapa 3 -

    Apresente exemplos práticos de átomos e moléculas simples, como a água e o gás oxigênio. De preferência em modelos palpáveis.

  4. Etapa 4 -

    Os alunos devem trabalhar em grupos para criar modelos de átomos usando materiais disponíveis em sala de aula, como massinha de modelar ou papel.

  5. Etapa 5 -

    Cada grupo deve apresentar seu modelo de átomo e explicar como ele representa a estrutura do átomo.

  6. Etapa 6 -

    Faça uma revisão do que foi aprendido e esclarecer qualquer dúvida que possa ter surgido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos de identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de modelos de átomos.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em sala de aula.
  • Qualidade dos modelos de átomos criados pelos alunos.
  • Compreensão dos alunos sobre a estrutura do átomo.

Ações do professor

  • Enviar material de leitura prévia para os alunos.
  • Fazer uma revisão do material enviado e esclarecer dúvidas.
  • Apresentar exemplos práticos para ilustrar o tema.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de modelos de átomos.
  • Fazer uma revisão do que foi aprendido e esclarecer dúvidas.

Ações do aluno

  • Ler o material enviado pelo professor antes da aula.
  • Fazer anotações e esclarecer dúvidas sobre o material.
  • Trabalhar em equipe para criar modelos de átomos.
  • Participar ativamente das discussões em sala de aula.