Aula sobre Introducao De Dados Contidos Em Tabelas E Graficos
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Inicie a aula citando que os alunos irão estudar. Diga que a introdução de dados contidos em tabelas e gráficos é uma habilidade importante para a vida cotidiana e para o sucesso acadêmico. É uma habilidade que pode ser aplicada em diversas áreas, como finanças, ciência, tecnologia e negócios. Fale que, nesta aula, os alunos aprenderão a interpretar e criar tabelas e gráficos, além de entender como esses dados podem ser usados para comunicar informações importantes.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância de interpretar e criar tabelas e gráficos. Incentive os alunos a compartilhar exemplos de tabelas e gráficos que já viram em suas vidas cotidianas.Etapa 2 - Mapa de empatia
Os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o público-alvo de seus dados. Eles preencherão os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar de um arquiteto, engenheiro ou designer e identifiquem as necessidades e desafios que esses profissionais enfrentam ao utilizar os dados contidos em tabelas e gráficos.Etapa 3 - Coleta de dados
Os alunos coletarão dados sobre um tema específico, como a quantidade de lixo produzido em sua escola ou a quantidade de água consumida em suas casas. Eles usarão planilhas eletrônicas para organizar seus dados.Etapa 4 - Criação de tabelas e gráficos
Os alunos criarão tabelas e gráficos para representar seus dados. Incentive-os a usar diferentes tipos de gráficos, como gráficos de barras, gráficos de pizza e gráficos de linha.Etapa 5 - Prototipação
Os alunos serão separados em grupos de 3 a 5 alunos. Após isso, cada grupo irá criar seus próprios dados contidos em tabelas e gráficos para os colegas resolverem.Etapa 6 - Teste
Esse é o momento dos grupos trocarem as suas criações para que outro grupo tente resolvê-la. O intuito é que os alunos testem a solução criada pelo outro grupo, mostre se os cálculos foram possíveis de ser realizados e se a criação atende aos objetivos da aula.Etapa 7 - Apresentação
Com base no teste, os alunos irão apresentar a resolução do exercício criado pelos demais grupos. Nesse momento eles farão as considerações finais dizendo se o exercício atendeu o objetivo da aula, quais a(s) solução(ões) encontrada(s) pelo grupo. Nesse momento, o professor pode ir corrigindo os exercícios juntamente com os alunos para que todos assimilem as matérias. Além disso, os alunos deverão apresentar, também, o mapa da empatia para os demais colegas citando se conseguiram se imaginar aplicando o tema da aula em alguma profissão.Etapa 8 - Avaliação
Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas. Incentive os alunos a pensar em situações em que dados contidos em tabelas e gráficos podem ser úteis e como eles podem utilizar essa habilidade no futuro.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de interpretação e criação de tabelas e gráficos.
- Desenvolver habilidades de coleta e análise de dados.
- Desenvolver habilidades de comunicação escrita e oral.
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe.
- Desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas.
Critérios de avaliação
- Precisão e clareza na interpretação e criação de tabelas e gráficos.
- Precisão e clareza na coleta e análise de dados.
- Qualidade da comunicação escrita e oral.
- Participação ativa e colaboração em atividades em grupo.
- Demonstração de pensamento crítico e resolução de problemas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância de interpretar e criar tabelas e gráficos.
- Incentivar os alunos a compartilhar exemplos de tabelas e gráficos que já viram em suas vidas cotidianas.
- Orientar os alunos na criação de um mapa de empatia.
- Auxiliar os alunos na coleta e análise de dados.
- Dar feedback sobre a qualidade da comunicação escrita e oral dos alunos.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia para entender melhor o público-alvo de seus dados.
- Coletar dados sobre um tema específico e organizá-los em planilhas eletrônicas.
- Criar tabelas e gráficos para representar seus dados.
- Analisar seus dados e discutir o que eles significam.
- Criar um relatório escrito que inclua suas tabelas e gráficos e apresentá-lo para a turma.