Aula sobre Introducao De Dados Contidos Em Tabelas E Graficos

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Inicie a aula citando que a introdução de dados contidos em tabelas e gráficos é uma habilidade importante para a vida cotidiana e para o sucesso acadêmico. Os alunos precisam ser capazes de interpretar e comunicar informações apresentadas em tabelas e gráficos para tomar decisões informadas. Fale que, nesta aula, os alunos irão desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles também aprenderão a interpretar e criar tabelas e gráficos para comunicar informações. Mostre exemplos práticos e didáticos para ajudar os alunos a entender como essas habilidades podem ser aplicadas em situações do cotidiano.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância de interpretar e comunicar informações apresentadas em tabelas e gráficos. Os alunos farão uma atividade de brainstorming em grupo para listar exemplos de situações em que tabelas e gráficos são usados.

  2. Etapa 2 - Criação do template de registro de aprendizagem

    Os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de ‘Check-in’ e ‘Check-out’ para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça um modelo para os alunos seguirem e dê orientações sobre como preencher cada campo.

  3. Etapa 3 - Interpretação de tabelas

    Apresente uma tabela com informações sobre o número de alunos em cada série de uma escola. Os alunos trabalharão em grupos de 3 a 5 alunos para interpretar a tabela e responder a perguntas sobre ela. Dê feedback e orientações para ajudar os alunos a entender como interpretar tabelas.

  4. Etapa 4 - Interpretação de gráficos

    Mostre um gráfico com informações sobre o número de alunos em cada série de uma escola. Os alunos devem interpretar o gráfico e responder a perguntas sobre ele. Circule pela sala tirando possíveis dúvidas.

  5. Etapa 5 - Resolução de exercícios

    Os alunos trabalharão em grupos para resolver exercícios envolvendo tabelas e gráficos Eles devem usar a criatividade para escolherem um tema que desejam abordar como, por exemplo, criar uma tabela e desenhar um gráfico com informações de quantos alunos gostam das disciplinas da escola. Ajude-os nesse momento, tirando possíveis dúvidas.

  6. Etapa 6 - Correção dos exercícios

    Corrija os exercícios em conjunto com a turma, explicando as estratégias utilizadas pelos grupos e tirando dúvidas. Incentive a participação de todos, para enriquecer o aprendizado.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Os alunos farão o check-out em seus _templates_ de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que eu aprendi sobre tabelas e gráfico hoje?" Faça uma breve revisão sobre os conceitos abordados na aula e incentive os alunos a aplicarem essas habilidades em situações do cotidiano.

  8. Etapa 8 - Tarefa de casa

    Deixe uma tarefa de casa para os alunos, como a resolução de mais problemas envolvendo tabelas e gráfico. Os alunos devem registrar a tarefa no caderno e entregar na próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e comunicar informações apresentadas em tabelas e gráficos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos ao trabalhar em grupos para criar tabelas e gráficos.
  • Incentivar a aplicação das habilidades aprendidas em situações do cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em interpretar tabelas e gráficos.
  • Qualidade dos templates de registro de aprendizagem criados pelos alunos.
  • Qualidade das tabelas e gráficos criados pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos para ajudar os alunos a entender como interpretar e criar tabelas e gráficos.
  • Fornecer feedback e orientações para ajudar os alunos a desenvolver suas habilidades.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos ao trabalhar em grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.
  • Trabalhar em grupos para criar tabelas e gráficos.
  • Aplicar as habilidades aprendidas em situações do cotidiano.