Aula sobre Introducao De Dados Contidos Em Tabelas E Graficos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a interpretação de dados contidos em tabelas e gráficos é uma habilidade importante para a vida cotidiana e para o sucesso acadêmico. Em muitas situações, precisamos analisar informações apresentadas em tabelas e gráficos para tomar decisões informadas. Por exemplo, ao escolher um plano de celular, podemos comparar as opções disponíveis em uma tabela para escolher a melhor opção para nossas necessidades. Deixe claro que, nesta aula, os alunos aprenderão a interpretar dados em tabelas e gráficos e a criar seus próprios gráficos para representar informações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância da interpretação de dados em tabelas e gráficos. Em seguida, divida os alunos em grupos de 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre dados contidos em tabelas e gráficos. É importante que cada grupo passe por todas as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Interpretação de tabelas

    Nessa estação, forneça uma tabela com informações sobre a população de diferentes países e os alunos responderão a perguntas sobre os dados apresentados. Exemplo: Qual é o país com a maior população? Qual é o país com a menor população?

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Interpretação de gráficos

    Mostre um gráfico de barras com informações sobre o número de alunos em diferentes séries de uma escola e os alunos responderão a perguntas sobre os dados apresentados. Exemplo: Qual é a série com o maior número de alunos? Qual é a série com o menor número de alunos?

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Criação de gráficos

    Disponibilize um conjunto de dados sobre o número de horas que os alunos gastam em diferentes atividades durante a semana. Os alunos criarão um gráfico de barras para representar esses dados.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Cada grupo, após ter passado por todas as estações, deverá discutir as atividades realizadas, compartilhando com os colegas seus desafios e aprendizados. Guie a discussão, incentivando os alunos a explicar suas escolhas de gráficos e a interpretar os dados apresentados.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas. É importante que a avaliação seja formativa, ou seja, que o professor possa identificar as dificuldades dos alunos e ajudá-los a superá-las.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar dados em tabelas e gráficos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar seus próprios gráficos para representar informações.
  • Incentivar a colaboração e a discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em interpretar dados em tabelas e gráficos.
  • Qualidade dos gráficos criados pelos alunos.
  • Participação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da interpretação de dados em tabelas e gráficos.
  • Fornecer atividades práticas para os alunos trabalharem em grupos.
  • Guiar a discussão em grupo e incentivar a colaboração.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupos para interpretar dados em tabelas e gráficos.
  • Criar seus próprios gráficos para representar informações.
  • Participar da discussão em grupo e compartilhar suas descobertas.