Aula sobre Introducao Potenciacao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A potenciação é um conceito matemático fundamental que permite representar números grandes ou pequenos de forma mais simples e compacta. É uma operação que consiste em multiplicar um número por ele mesmo várias vezes, conforme o expoente indicado. A potenciação é uma operação inversa da radiciação, que permite encontrar a raiz de um número elevado a um determinado expoente.

Objetivo:

Desenvolver a habilidade dos alunos em "Resolver e elaborar problemas usando a potenciação e a sua relação com a radiciação."


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, explicando o que é potenciação e sua relação com a radiciação. Peça aos alunos que compartilhem o que sabem sobre este tema. Aproveite para apresentar exemplos práticos de problemas cotidianos que envolvem este tema, como também, busque resolver alguns destes problemas com os alunos.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo receberá uma folha para ser utilizada como diário de bordo. No diário de bordo, os alunos devem registrar o problema, as possíveis alternativas para solucionar o problema e a solução final escolhida.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo deverá definir um problema relacionado à potenciação e sua relação com a radiciação. O problema deve ser desafiador e envolver situações cotidianas, como os apresentados no início da aula. Procure acompanhar os grupos e apoiá-los na definição do problema.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos deverão gerar alternativas para resolver o problema escolhido. Serão incentivados a pensar em diferentes estratégias e soluções.

  5. Etapa 5 - Solução

    Após pensarem em diferentes alternativas para solucionar o problema, os grupos deverão escolher a melhor solução para apresentar para a turma. Importante que o grupo pense nos argumentos que os ajudarão a defender a solução escolhida.

  6. Etapa 6 - Apresentação das soluções

    Cada grupo apresentará sua solução para a turma. Faça perguntas para estimular a reflexão e o debate. Peça aos alunos que utilizem seus diários de bordos na apresentação.

  7. Etapa 7 - Avaliação e fechamento

    Avalie o desempenho dos alunos segundo os critérios estabelecidos e os registros do diário de bordo. Os alunos também serão incentivados a avaliar o próprio desempenho e o dos colegas. Faça o fechamento da aula, destacando a importância da potenciação na resolução de problemas do cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolver problemas que envolvam potenciação e sua relação com a radiciação.
  • Estimular a criatividade, o raciocínio lógico e o pensamento crítico.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de definir um problema desafiador.
  • Qualidade das alternativas geradas.
  • Clareza e objetividade na apresentação da solução.
  • Registro no diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a reflexão e o debate.
  • Tirar as dúvidas dos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos segundo os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Definir um problema desafiador e que converse com o tema da aula.
  • Gerar alternativas para resolver o problema.
  • Apresentar a solução de forma clara e objetiva.
  • Registrar as ideias no diário de bordo.
  • Avaliar o próprio desempenho e o dos colegas.