Aula sobre Introducao Potenciacao

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Contextualize o assunto para os alunos. Explique que a potenciação é uma operação matemática que representa a multiplicação de um número por ele mesmo várias vezes. Por exemplo, 2 elevado a 3 é igual a 2 x 2 x 2, que resulta em 8. Vale destacar que a potenciação é uma operação muito utilizada em diversas áreas, como na física, na química e na engenharia.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre potenciação. Anote as respostas no quadro.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Apresente o conceito de potenciação e explique como ela funciona. Utilize exemplos práticos para ilustrar as operações da potenciação.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e distribua um subtópico de potenciação para cada grupo. Os subtópicos podem ser: potência de base 10, potência de base negativa, potência de expoente zero, potência de expoente fracionário e propriedades da potenciação. Cada grupo deve pesquisar sobre o seu subtópico e preparar uma apresentação em formato de seminário para a turma. Incentive o uso de diferentes fontes de pesquisa para que os alunos montem as apresentações: livros, outros materiais didáticos e até mesmo a internet. Lembre os alunos de colocarem as referências utilizadas na pesquisa na apresentação.

  4. Etapa 4 - Seminário

    Cada grupo deve apresentar o seu subtópico para a turma. Faça a mediação da apresentação, tirando dúvidas e fazendo perguntas para os alunos.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Após as apresentações, faça um check-out com os alunos, perguntando o que eles aprenderam sobre potenciação. Anote as respostas no quadro.

  6. Etapa 6 - Registro de Aprendizagem

    Distribua um modelo de registro de aprendizagem para cada aluno. O modelo deve conter os campos de Check-in e Check-out, além de espaço para anotações sobre os subtópicos apresentados pelos grupos. Reserve um tempo para que os alunos consigam preencher este material que servirá inclusive de apoio aos estudos.

  7. Etapa 7 - Atividade

    Peça aos alunos para resolverem uma atividade sobre potenciação, utilizando o que foi aprendido na aula. A atividade pode ser uma lista de exercícios ou um problema contextualizado. Os alunos podem começar a atividade em sala e terminá-la em casa. Importante retomar esta atividade posteriormente, resolvendo com os alunos e tirando suas dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas usando as operações e propriedades da potenciação.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de comunicação e apresentação oral dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades em grupo.
  • Resolução correta da atividade proposta.
  • Clareza e objetividade na apresentação oral.
  • Registro de aprendizagem preenchido adequadamente.
  • Compreensão das operações e propriedades da potenciação.

Ações do professor

  • Mediar as apresentações dos grupos.
  • Tirar dúvidas e fazer perguntas para os alunos.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Preparar a lista de exercícios ou problema contextualizado.
  • Avaliar os alunos conforme os critérios pré-estabelecidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e preparar a apresentação do seu subtópico.
  • Participar ativamente das atividades em grupo, inclusive da apresentação do seminário.
  • Resolver a atividade proposta e anotar as respostas e informações no modelo de registro de aprendizagem.
  • Resolver corretamente os exercícios propostos pelo professor.