Aula sobre Introducao Potenciacao

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Contextualize o assunto para os alunos. Explique que a potenciação é uma operação matemática que representa a multiplicação de um número por ele mesmo várias vezes. Por exemplo, 2 elevado a 3 é igual a 2 x 2 x 2, que resulta em 8. Além disso, explique que a potenciação é muito utilizada em diversas áreas, como na física, na química e na engenharia.

  1. Etapa 1 - Apresentação do jogo

    Apresente o jogo de tabuleiro que será criado pelos alunos. Explique as regras e como será a dinâmica do jogo. Abra espaço para que os alunos compartilhem suas ideias de jogos com todos da turma.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo será responsável por criar um jogo de tabuleiro sobre potenciação. Busque montar grupos diversos, ou seja, com alunos de diferentes níveis de aprendizagem, para poderem se apoiar e criar um jogo mais acessível.

  3. Etapa 3 - Definição das regras

    Peça aos grupos para criarem as regras do jogo, como o número de jogadores, a quantidade de pinos, o número de casas no tabuleiro, as ações que serão realizadas em cada casa, entre outras.

  4. Etapa 4 - Criação do tabuleiro

    Apoie os grupos na criação do tabuleiro do jogo, com 51 casas, que representarão os diferentes conceitos e subtópicos relacionados à definição da potenciação. Ofereça materiais como cartolina, canetinhas e outros recursos aos alunos.

  5. Etapa 5 - Criação dos cards de perguntas e ações

    Peça aos grupos para criarem os cards de perguntas e ações que serão utilizados no jogo. As perguntas devem abordar os conceitos e subtópicos relacionados à potenciação, enquanto as ações devem ser relacionadas ao jogo em si. Aproveite para destacar aos alunos que as perguntas e ações precisam ser pensadas para atender diferentes níveis de aprendizagem, com desafios e recompensas diversas.

  6. Etapa 6 - Jogando o jogo

    Reserve um momento para que os grupos joguem o jogo criado pelos outros grupos, respondendo às perguntas e realizando as ações.

  7. Etapa 7 - Avaliação e fechamento

    Avalie o desempenho dos alunos, considerando as intencionalidades pedagógicas e os critérios de avaliação definidos. Faça um fechamento da atividade destacando os desafios e os aprendizados proporcionados pela atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas a partir da definição e operações da potenciação.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e ações criadas pelos grupos.
  • Desempenho dos alunos durante o jogo.
  • Construção adequada do mapa de registro do jogo.

Ações do professor

  • Apresentar o jogo de tabuleiro e explicar as regras.
  • Orientar os alunos na criação do jogo.
  • Oferecer recursos para os alunos criarem o tabuleiro e acessórios do jogo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar o jogo de tabuleiro.
  • Criar as perguntas e ações do jogo.
  • Jogar o jogo criado pelos outros grupos.
  • Criar o mapa de registro do jogo.