Aula sobre Introducao Potenciacao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que a potenciação é uma operação matemática que representa a multiplicação de um número por ele mesmo várias vezes. Por exemplo, 2 elevado a 3 é igual a 2 x 2 x 2, que resulta em 8. A potenciação é uma operação muito utilizada em diversas áreas, como na física, na química e na engenharia.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o objetivo da atividade. Peça aos alunos que compartilhem o que sabem sobre potenciação.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre potenciação. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:

    Estação 1:

    Nesta estação, os alunos vão resolver exercícios que envolvem os principais conceitos e definições de potenciação. Disponibilize uma lista de exercícios para cada grupo. Os alunos devem trabalhar em conjunto para resolver os exercícios e registrar as respostas em uma folha de papel.

    Estação 2:

    Nesta estação, os alunos criarão exemplos práticos de potenciação. Forneça materiais como papel, cartolina, isopor, lápis de cor e tesoura para que os alunos possam criar cartazes ou maquetes que representem a potenciação. Os alunos devem trabalhar em conjunto para criar os exemplos que serão apresentados posteriormente para a turma.

    Estação 3:

    Nesta estação, os alunos criarão problemas que envolvam potenciação. Incentive o trabalho em conjunto e o registro da atividade em uma folha de papel. Peça aos alunos para deixar registrado também as resoluções dos problemas criados por eles.


  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.

  4. Etapa 4 - Discussão

    Após a conclusão das estações, os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante a atividade. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Para aprofundar ainda mais no tema, apresente outros exemplos práticos de situações em que os principais conceitos e definições de potenciação são utilizados. Deixe claro o uso da potenciação nestes casos e seus benefícios. Busque exemplos que conversem com temas e assuntos de outras disciplinas.

  6. Etapa 6 - Resolução de problemas

    Compartilhe um ou mais problemas que envolvam potenciação para os alunos resolverem individualmente, como um exercício de verdadeiro ou falso, por exemplo. Caso eles não consigam terminar em sala, peça para fazerem como atividade de casa.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Faça um resumo das atividades e reforce os conceitos aprendidos pelos alunos. Retome o objetivo da atividade e verifique se o mesmo foi atingido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em entender e resolver problemas que envolvam os principais conceitos e definições sobre potenciação.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de exemplos práticos e problemas envolvendo potenciação.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em resolver exercícios de potenciação.
  • Qualidade dos exemplos práticos e problemas criados pelos alunos.
  • Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.

Ações do professor

  • Explicar o tema da aula e o objetivo da atividade.
  • Fornecer materiais e orientação para as estações.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Fazer perguntas para verificar o entendimento do assunto.
  • Coletar e avaliar o desempenho e engajamento dos alunos.

Ações do aluno

  • Resolver exercícios de potenciação.
  • Criar exemplos práticos e problemas envolvendo potenciação.
  • Trabalhar em conjunto com os colegas de grupo.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Participar da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e o seu próprio desempenho.