Aula sobre Introducao Potenciacao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Contextualize o assunto para os alunos. Explique que a potenciação é uma operação matemática que representa a multiplicação de um número por ele mesmo várias vezes. Por exemplo, 2 elevado a 3 é igual a 2 x 2 x 2, que resulta em 8. Importante destacar que a potenciação é uma operação muito utilizada em diversas áreas, como na física, na química e na engenharia.

  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    Envie um vídeo explicativo sobre o assunto para os alunos assistirem em casa, antes da aula. O vídeo deve ser curto e objetivo, com duração de até 10 minutos. Peça para eles registrarem as principais ideias apresentadas durante o vídeo, como também, as dúvidas.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Prepare uma apresentação em papel ou lousa (ou até mesmo digitalmente) com exemplos de potenciação e radiciação, para que os alunos possam visualizar e entender melhor o conceito e as diferenças entre estes dois grandes temas. Aproveite para pedir que os alunos compartilhem o que sabem sobre estes temas, de forma que você possa diagnosticar previamente o nível de conhecimento da sua turma sobre esses assuntos. Pergunte sobre o vídeo que assistiram em casa, sobre o que chamou a atenção deles no vídeo e se eles anotaram alguma dúvida.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a Dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para eles criarem um modelo para preenchimento, contendo os seguintes campos: Que bom, Que pena, Que tal. Essa ferramenta será utilizada como uma forma de avaliação do estudante sobre a atividade.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de potenciação, para que os alunos possam entender melhor como aplicar esses conceitos em situações reais. Resolva estes exemplos juntamente com os alunos.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas

    Distribua uma lista de exercícios de diferentes níveis sobre potenciação. Peça para os alunos resolverem a lista individualmente. Circule entre os alunos e tire as dúvidas deles.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Reserve um momento para que os alunos possam discutir em grupo as soluções encontradas para os problemas, utilizando o modelo da Dinâmica dos 3 Qs como guia e apoio para registros.

  7. Etapa 7 - Avaliação e fechamento

    Avalie os alunos com base nos critérios estabelecidos, como também, utilizando como base os registros da Dinâmica dos 3 Qs. Faça um resumo dos principais pontos sobre potenciação para encerrar a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo potenciação.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na aula.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolver problemas envolvendo potenciação.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Utilização adequada do modelo de preenchimento da Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Preparar uma apresentação em papel ou lousa com exemplos de potenciação e radiciação.
  • Enviar um vídeo explicativo sobre o assunto para os alunos assistirem em casa, antes da aula.
  • Apresentar exemplos práticos de potenciação.
  • Estimular a participação e discussão em grupo.
  • Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo antes da aula.
  • Criar um modelo de preenchimento para a Dinâmica dos 3 Qs.
  • Resolver problemas envolvendo potenciação.
  • Discutir em grupo as soluções encontradas para os problemas.
  • Utilizar o modelo de preenchimento para a Dinâmica dos 3 Qs como guia para avaliar a atividade.