Aula sobre Inversao Termica

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A inversão térmica é um fenômeno atmosférico que ocorre quando há uma camada de ar frio próxima ao solo e uma camada de ar quente acima dela. Esse fenômeno pode ser observado em cidades com muitos prédios e indústrias, onde a poluição do ar pode se acumular na camada fria, causando problemas de saúde para a população. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking para que os alunos possam criar um mapa de empatia sobre a inversão térmica e seus efeitos, a fim de desenvolver a habilidade de identificar a composição do ar e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema da inversão térmica e sua importância para a qualidade do ar. Serão utilizados exemplos práticos de cidades que sofrem com esse problema, como São Paulo e Pequim.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos e criarão um mapa de empatia sobre a inversão térmica. Cada grupo deverá preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos identifiquem as principais causas e consequências da inversão térmica e como ela afeta a população.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia e será aberto um espaço para discussão em grupo. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as informações apresentadas pelos outros grupos.

  4. Etapa 4 - Apresentação de soluções

    Os grupos deverão apresentar soluções para minimizar os efeitos da inversão térmica. Serão utilizados exemplos práticos de ações que podem ser tomadas pelas pessoas e pelo governo para reduzir a poluição do ar.

  5. Etapa 5 - Debate em grupo

    Será aberto um espaço para debate em grupo sobre as soluções apresentadas pelos grupos. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as soluções propostas pelos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Avaliação da aula

    Faça uma avaliação da aula e dos alunos, levando em consideração a participação, o engajamento e o aprendizado. Serão utilizados critérios de avaliação previamente definidos.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Deixe uma tarefa de casa relacionada ao tema, como a pesquisa sobre outras cidades que sofreram com a inversão térmica, conseguiram solucionar ou atenuar seus efeitos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar a composição do ar e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na busca por soluções para minimizar os efeitos da inversão térmica.
  • Fomentar a colaboração entre os alunos por meio da criação e apresentação de mapas de empatia e soluções para o problema.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento dos alunos durante a aula.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelo grupo.
  • Qualidade das soluções apresentadas pelo grupo.
  • Participação e contribuição do aluno durante o debate em grupo.
  • Cumprimento da tarefa de casa (se houver).

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação e o engajamento dos alunos durante a aula.
  • Orientar os grupos na criação do mapa de empatia e apresentação das soluções.
  • Moderar o debate em grupo, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar.
  • Fazer uma avaliação justa e coerente dos alunos e da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula, fazendo perguntas e comentários relevantes.
  • Trabalhar em grupo na criação do mapa de empatia e apresentação das soluções.
  • Contribuir para o debate em grupo, fazendo perguntas e comentários relevantes.
  • Cumprir a tarefa de casa (se houver).
  • Demonstrar comprometimento e responsabilidade durante toda a aula.