Aula sobre Inversao Termica

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A inversão térmica é um fenômeno que ocorre quando uma camada de ar quente fica sobre uma camada de ar frio, o que causa a formação de uma espécie de "tampa" que impede a dispersão dos poluentes. Esse fenômeno é bastante comum em grandes cidades, onde a poluição é intensa. Vamos trabalhar com a metodologia ativa Estudo de Caso, onde os alunos serão divididos em grupos para pesquisar e apresentar soluções para minimizar os efeitos da inversão térmica na cidade. Para isso, os alunos irão realizar entrevistas com pessoas reais, pesquisas e análise do contexto. Ao final, cada grupo irá elaborar um infográfico com as soluções encontradas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e formação dos grupos

    Apresentar o tema da aula e formar os grupos de trabalho.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Cada grupo irá definir a temática da pesquisa e identificar o problema relacionado à inversão térmica na cidade.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os alunos irão realizar entrevistas com pessoas reais, pesquisas e outros para coletar informações sobre o problema identificado.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Os grupos irão analisar o contexto e identificar as causas do problema e possíveis soluções para minimizar os efeitos da inversão térmica na cidade.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os alunos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e identificar possíveis discrepâncias.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Cada grupo irá elaborar um infográfico com as soluções encontradas para minimizar os efeitos da inversão térmica na cidade.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos infográficos

    Os grupos irão apresentar os infográficos e discutir as soluções encontradas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição."
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar informações.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e interpretar dados para solucionar problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na elaboração do infográfico.
  • Qualidade do infográfico e das informações apresentadas.
  • Coerência e criatividade das soluções apresentadas.
  • Habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar informações.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e formar os grupos de trabalho.
  • Orientar os alunos na realização das atividades.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Fornecer feedbacks aos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar entrevistas com pessoas reais e pesquisas para coletar informações.
  • Analisar o contexto e identificar as causas do problema.
  • Elaborar um infográfico com as soluções encontradas.
  • Apresentar o infográfico e discutir as soluções encontradas em grupo.