Aula sobre Inversao Termica
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A inversão térmica é um fenômeno que ocorre quando a temperatura do ar próximo ao solo é mais baixa do que a temperatura do ar acima dele. Esse processo pode causar diversos problemas, como a poluição do ar, que é agravada pela inversão térmica. Nesta aula, os alunos aprenderão a identificar o fenômeno da inversão térmica e os seus efeitos na composição do ar. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades em diferentes estações.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema e explicando o que é a inversão térmica. Em seguida, mostrará exemplos de como o fenômeno pode ser encontrado no cotidiano dos alunos, como na fumaça das indústrias e no trânsito intenso.Etapa 2 - Estação 1 - Composição do ar
Os alunos serão divididos em grupos e irão para a estação 1, onde aprenderão sobre a composição do ar e a importância de cada gás presente na atmosfera. Eles utilizarão modelos físicos das moléculas do ar para identificar os gases que o compõem.Etapa 3 - Estação 2 - Fenômenos atmosféricos
Na estação 2, os alunos aprenderão sobre os fenômenos atmosféricos que podem ser influenciados pela inversão térmica, como as nuvens e a formação de neblina. Eles farão uma atividade em que deverão identificar o que acontece com a formação de nuvens em um ambiente com inversão térmica.Etapa 4 - Estação 3 - Efeitos da inversão térmica na saúde
Na estação 3, os alunos aprenderão sobre os efeitos da inversão térmica na saúde humana. Serão apresentados dados de saúde de diferentes cidades sem saberem os nomes, então eles farão uma atividade em que deverão identificar quais doenças respiratórias são agravadas pela poluição do ar causada pela inversão térmica.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os grupos se reúnem e discutem as atividades realizadas em cada estação. Medie a discussão e fazer perguntas para que os alunos possam relacionar os conceitos aprendidos.Etapa 6 - Sistematização do conteúdo
Faça uma síntese dos conceitos aprendidos pelos alunos e ressaltará a importância da inversão térmica para a qualidade do ar e a saúde humana.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre a importância de se conhecer e entender os fenômenos naturais que afetam a qualidade de vida das pessoas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar a composição do ar e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.
- Estimular a reflexão crítica sobre a influência dos fenômenos naturais na qualidade de vida das pessoas.
- Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos gases que compõem o ar.
- Compreensão dos efeitos da inversão térmica na saúde humana.
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Reflexão crítica sobre a importância de se conhecer e entender os fenômenos naturais.
Ações do professor
- Mediar a discussão em grupo.
- Estimular a participação de todos os alunos.
- Fazer perguntas que relacionem os conceitos aprendidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Colaborar com os colegas.
- Fazer reflexões críticas sobre o tema.