Aula sobre Islamismo Preconceito E Islamofobia

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Esse momento tem como objetivo discutir com os alunos a importância de combater o preconceito e a discriminação contra os muçulmanos e refletir sobre as causas e consequências da Islamofobia. Para isso, é importante que os alunos compreendam o que é o Islamismo, sua história e seus princípios básicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente aos alunos o problema a ser discutido na aula, que é a discriminação e o preconceito contra os muçulmanos. Utilize exemplos de notícias recentes ou casos de discriminação que tenham ocorrido na própria escola ou na comunidade.

  2. Etapa 2 - Formulação de questões

    Os alunos devem formular questões relacionadas ao problema apresentado. Oriente\-os a pensar em questões como: O que é o Islamismo? Quais são os princípios básicos do Islamismo? Por que os muçulmanos são discriminados? Como combater a Islamofobia?

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre o Islamismo, sua história e seus princípios básicos. Oriente\-os a utilizar livros didáticos, enciclopédias ou outras fontes de informação disponíveis na escola.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as questões formuladas e as informações obtidas na pesquisa. Oriente-os a utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados da pesquisa e as conclusões da discussão em grupo. Oriente-os a utilizar cartazes ou outros recursos para apresentar as informações.

  6. Etapa 6 - Debate em sala de aula

    Após as apresentações, promova um debate em sala de aula sobre o tema, incentivando os alunos a expressarem suas opiniões e a debaterem as questões levantadas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na pesquisa, na discussão em grupo, na apresentação dos resultados e no debate em sala de aula. Utilize os critérios de avaliação abaixo:

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre o fenômeno do terrorismo na contemporaneidade.
  • Estimular a reflexão sobre a importância de combater o preconceito e a discriminação contra os muçulmanos.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade da apresentação dos resultados.
  • Participação no debate em sala de aula.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na formulação das questões e na pesquisa.
  • Promover a discussão em grupo e o debate em sala de aula.
  • Avaliar a participação dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Formular questões relacionadas ao tema.
  • Realizar a pesquisa e discutir em grupo as informações obtidas.
  • Apresentar os resultados e participar do debate em sala de aula.