Aula sobre Islamismo Preconceito E Islamofobia

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Esse momento tem como objetivo discutir com os alunos a importância do respeito às diferenças culturais e religiosas, bem como a necessidade de combater o preconceito e a discriminação. Para isso, será utilizado o Design Thinking como metodologia ativa, que permitirá aos alunos desenvolverem um mapa de empatia sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos de situações de preconceito e discriminação que ocorrem na sociedade atual.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Explique o que é um mapa de empatia e como ele pode ser utilizado para entender melhor as emoções e pensamentos de outras pessoas. Em seguida, os alunos devem criar um mapa de empatia sobre um muçulmano, preenchendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir os mapas de empatia criados e compartilhar suas percepções sobre o que foi preenchido em cada campo.

  4. Etapa 4 - Debate em sala de aula

    Conduza um debate em sala de aula sobre as percepções dos alunos em relação ao mapa de empatia e como isso pode ajudar a combater o preconceito e a discriminação.

  5. Etapa 5 - Leitura de textos

    Selecione textos sobre o Islamismo, preconceito e Islamofobia para que os alunos possam ler e discutir em grupo.

  6. Etapa 6 - Produção de texto

    Os alunos devem produzir um texto sobre o que aprenderam na aula e como isso pode ser aplicado em suas vidas.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos textos

    Os alunos devem apresentar seus textos em sala de aula e discutir suas percepções sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na contemporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos e culturas.
  • Estimular a empatia e o respeito às diferenças culturais e religiosas.
  • Produzir textos argumentativos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo e em sala de aula.
  • Qualidade do mapa de empatia criado.
  • Qualidade do texto produzido.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos.
  • Explicar o que é um mapa de empatia e como ele pode ser utilizado.
  • Selecionar textos para leitura e discussão em grupo.
  • Conduzir o debate em sala de aula.
  • Avaliar a participação dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre um muçulmano.
  • Discutir em grupo as percepções sobre o mapa de empatia.
  • Ler e discutir textos sobre o tema.
  • Produzir um texto argumentativo sobre o que aprenderam na aula.
  • Apresentar seus textos em sala de aula e discutir suas percepções sobre o tema.