Aula sobre Islamismo Preconceito E Islamofobia

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Islamismo é uma das maiores religiões do mundo, com mais de 1,8 bilhão de seguidores. No entanto, muitas pessoas ainda têm preconceitos e estereótipos em relação aos muçulmanos, o que pode levar à discriminação e à Islamofobia. Aqui, os alunos irão aprender sobre o Islamismo, preconceito e Islamofobia, e criar um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância de discutir o preconceito e a discriminação em relação aos muçulmanos. Os alunos serão convidados a compartilhar suas opiniões e experiências sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para criar o jogo de tabuleiro.

  3. Etapa 3 - Definição do tema e dos subtópicos

    Cada grupo irá escolher um tema relacionado ao Islamismo, preconceito e Islamofobia, e definir os subtópicos que serão abordados no jogo.

  4. Etapa 4 - Criação do tabuleiro

    Cada grupo irá criar o tabuleiro do jogo, com 51 casas, que representam as perguntas e ações do jogo.

  5. Etapa 5 - Criação dos cards de perguntas e ações

    Cada grupo irá criar os cards de perguntas e ações que serão utilizados no jogo.

  6. Etapa 6 - Teste do jogo

    Cada grupo irá testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedback sobre o jogo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a aula e o jogo criado pelos alunos, destacando os principais aprendizados e desafios.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na contemporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos e culturas.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Coerência entre o tema escolhido e os subtópicos abordados.
  • Clareza e objetividade das perguntas e ações do jogo.
  • Criatividade e originalidade na elaboração do jogo.
  • Reflexão crítica sobre o processo de criação do jogo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos em todas as etapas da aula.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema e o processo de criação do jogo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da aula.
  • Trabalhar em equipe na criação do jogo.
  • Refletir criticamente sobre o tema e o processo de criação do jogo.