Aula sobre Islamismo Preconceito E Islamofobia
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O Islamismo é uma das maiores religiões do mundo, com mais de 1,8 bilhão de seguidores. No entanto, muitas pessoas ainda têm preconceitos e estereótipos em relação aos muçulmanos, o que pode levar à discriminação e à Islamofobia. Aqui, os alunos irão aprender sobre o Islamismo, preconceito e Islamofobia, e criar um jogo de tabuleiro para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância de discutir o preconceito e a discriminação em relação aos muçulmanos. Os alunos serão convidados a compartilhar suas opiniões e experiências sobre o assunto.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para criar o jogo de tabuleiro.Etapa 3 - Definição do tema e dos subtópicos
Cada grupo irá escolher um tema relacionado ao Islamismo, preconceito e Islamofobia, e definir os subtópicos que serão abordados no jogo.Etapa 4 - Criação do tabuleiro
Cada grupo irá criar o tabuleiro do jogo, com 51 casas, que representam as perguntas e ações do jogo.Etapa 5 - Criação dos cards de perguntas e ações
Cada grupo irá criar os cards de perguntas e ações que serão utilizados no jogo.Etapa 6 - Teste do jogo
Cada grupo irá testar o jogo criado pelos outros grupos e dar feedback sobre o jogo.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma reflexão sobre a aula e o jogo criado pelos alunos, destacando os principais aprendizados e desafios.
Intencionalidades pedagógicas
- Analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na contemporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos e culturas.
- Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
- Coerência entre o tema escolhido e os subtópicos abordados.
- Clareza e objetividade das perguntas e ações do jogo.
- Criatividade e originalidade na elaboração do jogo.
- Reflexão crítica sobre o processo de criação do jogo.
Ações do professor
- Orientar os alunos em todas as etapas da aula.
- Estimular a reflexão crítica sobre o tema e o processo de criação do jogo.
- Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas da aula.
- Trabalhar em equipe na criação do jogo.
- Refletir criticamente sobre o tema e o processo de criação do jogo.