Aula sobre Islamismo Preconceito E Islamofobia

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O Islamismo é uma das maiores religiões do mundo, com mais de 1,8 bilhão de seguidores. No entanto, muitas pessoas têm preconceitos e estereótipos em relação aos muçulmanos e à religião islâmica. A Islamofobia é um fenômeno que se manifesta em diferentes formas, desde a discriminação até a violência física. É importante que os alunos compreendam a complexidade do tema e desenvolvam habilidades para analisar os aspectos relacionados ao fenômeno do terrorismo na contemporaneidade, incluindo os movimentos migratórios e os choques entre diferentes grupos e culturas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie este momento com uma roda de conversa sobre o que os alunos sabem sobre o Islamismo, preconceito e Islamofobia. O objetivo é identificar os conhecimentos prévios dos estudantes e instigá-los a refletir sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1: Leitura e análise de texto

    Os alunos são divididos em grupos e recebem um texto sobre o Islamismo, preconceito e Islamofobia. Eles devem ler e analisar o texto, identificando as principais ideias e conceitos. Forneça um roteiro de perguntas para orientar a análise.

    Estação 2: Debate

    Os alunos são divididos em grupos diferentes e recebem um tema para debater relacionado ao Islamismo, preconceito e Islamofobia. Forneça um roteiro de perguntas para orientar o debate. Cada grupo deve apresentar suas conclusões ao final da atividade.

    Estação 3: Vídeo e discussão

    Os alunos assistem a um vídeo sobre o Islamismo, preconceito e Islamofobia. Em seguida, conduza uma discussão sobre as principais ideias apresentadas no vídeo e instiga os alunos a refletirem sobre o tema.

    Estação 4: Atividade prática

    Os alunos são divididos em grupos e recebem uma atividade prática relacionada ao Islamismo, preconceito e Islamofobia. Escolha entre diferentes atividades, como produção de cartazes, dramatizações, jogos, entre outras.


  3. Etapa 3 - Sistematização

    Os alunos retornam à roda de conversa inicial e compartilham suas reflexões sobre o Islamismo, preconceito e Islamofobia. Incentive os alunos a fazer conexões entre as diferentes atividades realizadas e aprofundar a discussão sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Avaliação

    Os alunos preenchem o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", avaliando a atividade e a aula como um todo. Utilize essas avaliações para aprimorar sua prática pedagógica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e reflexão sobre o Islamismo, preconceito e Islamofobia.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre estereótipos e preconceitos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos e ideias relacionados ao Islamismo, preconceito e Islamofobia.
  • Capacidade de análise e reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Orientar as atividades e instigar a reflexão crítica dos alunos.
  • Fornecer materiais e recursos para as atividades.
  • Estimular a participação ativa dos alunos e promover um ambiente de respeito e diálogo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Refletir criticamente sobre o tema e expressar suas opiniões de forma respeitosa.