Aula sobre Jingle
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Professor, explique aos alunos que, nesta aula, eles irão desenvolver a habilidade de analisar e comparar peças publicitárias, especificamente o jingle. O jingle é uma música utilizada em campanhas publicitárias, visando fixar a marca ou produto na mente dos consumidores. Você pode iniciar a aula apresentando alguns jingles conhecidos pelos alunos, como o da Coca-Cola, McDonald's, Bombril, entre outros. Discuta com eles como essas músicas são utilizadas nas campanhas publicitárias. Em seguida, explique como a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada para desenvolver a habilidade dos estudantes em analisar e comparar os jingles.
Etapa 1 - Contextualização
Professor, explique aos alunos que, nesta aula, eles irão desenvolver a habilidade de analisar e comparar peças publicitárias, especificamente o jingle. O jingle é uma música utilizada em campanhas publicitárias, visando fixar a marca ou produto na mente dos consumidores. Você pode iniciar a aula apresentando alguns jingles conhecidos pelos alunos, como o da Coca-Cola, McDonald's, Bombril, entre outros. Discuta com eles como essas músicas são utilizadas nas campanhas publicitárias. Em seguida, explique como a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada para desenvolver a habilidade dos estudantes em analisar e comparar os jingles.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique como o Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizado para analisar e comparar jingles.Etapa 3 - Grupo Defensor
Divida os alunos em grupos. Peça que os alunos do grupo defensor escolham um jingle para defender. O grupo deve apresentar o jingle escolhido e argumentar sobre os pontos positivos da música.Etapa 4 - Grupo Opositor
Os alunos do grupo opositor devem apresentar um jingle diferente e argumentar sobre os pontos negativos da música.Etapa 5 - Banca Julgadora
Um grupo de alunos será escolhido para ser a banca julgadora. Eles devem avaliar os argumentos dos grupos defensores e opositores e escolher o jingle vencedor. Os alunos devem discutir as diferenças entre os jingles apresentados pelos grupos defensores e opositores e como eles foram utilizados nas campanhas publicitárias.Etapa 6 - Criação de jingle
Peça agora que cada grupo de alunos criem um jingle para um produto ou marca fictícia e o apresente para a turma.Etapa 7 - Avaliação
Faça uma avaliação da aula e das atividades desenvolvidas pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e comparar peças publicitárias, especificamente o jingle;
- Estimular a criatividade e a expressão oral dos alunos na criação de um jingle;
- Promover a participação ativa dos alunos na aula e a colaboração em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
- Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensores e opositores;
- Originalidade e criatividade na criação do jingle.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia utilizada na aula;
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
- Fazer intervenções quando necessário para garantir o bom andamento da aula.
Ações do aluno
- Escolher um jingle para defender e apresentar argumentos positivos;
- Escolher um jingle para apresentar argumentos negativos;
- Criar um jingle para um produto ou marca fictícia e apresentá-lo para a turma.