Aula sobre Jingle

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Professor, explique aos alunos que o jingle é uma importante ferramenta da publicidade, que utiliza a música e a letra para fixar uma mensagem na mente do público-alvo. Ele pode ser encontrado em diferentes meios de comunicação, como na TV, rádio, internet e até mesmo em campanhas políticas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a estrutura do jingle, a sua finalidade e como ele é utilizado na publicidade. Para isso, eles utilizarão a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os estudantes serão os protagonistas da aula, criando um template de Dinâmica dos 3 Q’s, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal?", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do aluno sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que o jingle é uma importante ferramenta da publicidade, que utiliza a música e a letra para fixar uma mensagem na mente do público-alvo. Ele pode ser encontrado em diferentes meios de comunicação, como na TV, rádio, internet e até mesmo em campanhas políticas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a estrutura do jingle, a sua finalidade e como ele é utilizado na publicidade. Para isso, eles utilizarão a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os estudantes serão os protagonistas da aula, criando um template de Dinâmica dos 3 Q’s, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal?", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do aluno sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do jingle na publicidade. Em seguida, proponha aos alunos que assistam a alguns exemplos de jingles famosos na internet, como "Bombril" e "Coca-Cola".

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Divida os alunos em grupos e entregue a eles a tarefa de pesquisar sobre a estrutura do jingle, a sua finalidade e como ele é utilizado na publicidade. Eles deverão acessar diferentes fontes de informação, como livros, sites e vídeos, e anotar as principais informações.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo terá a oportunidade de apresentar os resultados da pesquisa para a turma. Incentive a participação de todos, fazendo perguntas e provocando debates.

  5. Etapa 5 - Criação

    Peça aos alunos que criem um template de Dinâmica dos 3 Q’s, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal?". Eles deverão utilizar as informações adquiridas na pesquisa e na discussão em grupo para elaborar o template.

  6. Etapa 6 - Exposição

    Cada grupo irá expor o seu template para a turma, apresentando as características do jingle e a importância dele na publicidade. Estimule a participação de todos, fazendo perguntas e provocando debates.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma reflexão sobre a aula, destacando a importância do jingle na publicidade e como ele pode influenciar na decisão de compra do consumidor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e comparar peças publicitárias variadas;
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos;
  • Incentivar a participação ativa dos alunos em sala de aula.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula;
  • Qualidade da pesquisa e das informações apresentadas pelos grupos;
  • Criatividade e clareza na elaboração do template Dinâmica dos 3 Q’s;
  • Coerência e consistência na exposição dos templates;
  • Reflexão crítica sobre a importância do jingle na publicidade.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos;
  • Incentivar a pesquisa e a participação ativa dos alunos em sala de aula;
  • Fazer perguntas e provocar debates;
  • Avaliar o desempenho dos alunos em todas as etapas da aula;
  • Fazer uma reflexão crítica sobre a importância do jingle na publicidade.

Ações do aluno

  • Pesquisar e anotar as principais informações sobre o jingle;
  • Participar ativamente das discussões em grupo e em sala de aula;
  • Criar um template Dinâmica dos 3 Q’s, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal?";
  • Apresentar o template para a turma de forma clara e consistente;
  • Refletir criticamente sobre a importância do jingle na publicidade.