Aula sobre Jogo Da Onca

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O Jogo da Onça é um jogo indígena que foi muito popular entre as tribos brasileiras antes da chegada dos europeus. Ele é um jogo de estratégia que envolve a captura do adversário. Com a chegada dos europeus, muitas tradições indígenas foram perdidas, incluindo o Jogo da Onça. Neste momento, os alunos irão aprender sobre a história do Jogo da Onça e como ele foi afetado pela conquista europeia da América. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que irá ajudar os alunos a desenvolverem empatia com as populações ameríndias e a identificar as formas de resistência.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o Jogo da Onça e explique como ele era jogado pelas tribos indígenas. Os alunos irão discutir sobre a importância dos jogos na cultura indígena.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia sobre as populações ameríndias. Eles irão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos desenvolvam empatia com as populações ameríndias e entendam como a conquista europeia afetou suas vidas.

  3. Etapa 3 - Contextualização histórica

    Contextualize historicamente a chegada dos europeus na América e como isso afetou as populações ameríndias. Os alunos irão discutir sobre as diferentes formas de resistência que as populações ameríndias utilizaram contra os europeus.

  4. Etapa 4 - Análise do Jogo da Onça

    Os alunos irão analisar o Jogo da Onça e identificar as estratégias utilizadas pelos jogadores. Eles irão discutir como o jogo pode ter sido utilizado pelas populações ameríndias como uma forma de resistência contra os europeus.

  5. Etapa 5 - Criação de um jogo

    Os alunos irão criar um jogo inspirado no Jogo da Onça, mas que inclua elementos de resistência contra os europeus. Eles irão trabalhar em grupos e apresentarão seus jogos para a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Os alunos irão discutir sobre a importância de preservar as tradições indígenas e como elas podem ser utilizadas como uma forma de resistência contra a opressão.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias.
  • Identificar as formas de resistência utilizadas pelas populações ameríndias contra os europeus.
  • Desenvolver a empatia dos alunos com as populações ameríndias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
  • Criatividade na criação do jogo inspirado no Jogo da Onça.
  • Cooperação e trabalho em equipe durante a criação do jogo.
  • Capacidade de identificar as formas de resistência utilizadas pelas populações ameríndias.

Ações do professor

  • Apresentar o Jogo da Onça e contextualizar historicamente a chegada dos europeus na América.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do jogo inspirado no Jogo da Onça.
  • Fazer a mediação da discussão final.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um mapa de empatia sobre as populações ameríndias.
  • Identificar as formas de resistência utilizadas pelas populações ameríndias.
  • Criar um jogo inspirado no Jogo da Onça que inclua elementos de resistência contra os europeus.
  • Cooperar e trabalhar em equipe durante a criação do jogo.