Aula sobre Jogo Da Onca

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O Jogo da Onça é um jogo indígena que foi muito popular entre as tribos brasileiras antes da chegada dos europeus. Ele é um jogo de estratégia que envolve a captura de peças do adversário. Com a conquista europeia da América, muitas populações ameríndias foram subjugadas e tiveram suas culturas e tradições suprimidas. Neste momento, os alunos irão analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o Jogo da Onça e explique sua importância para as tribos indígenas brasileiras antes da chegada dos europeus. Em seguida, contextualize a conquista europeia da América e seus impactos nas populações ameríndias.

  2. Etapa 2 - Debate em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões e argumentos.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por rúbrica

    Os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Os alunos irão discutir sobre as formas de resistência das populações ameríndias durante a conquista europeia da América. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões e argumentos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates de avaliação por rúbrica

    Cada grupo irá apresentar seu template de avaliação por rúbrica e explicar como ele foi criado.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e os alunos irão fazer uma reflexão sobre o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Criar um template de avaliação por rúbrica.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Criação de um template de avaliação por rúbrica coerente e bem estruturado.
  • Apresentação clara e objetiva do template de avaliação por rúbrica.

Ações do professor

  • Apresentar o Jogo da Onça e contextualizar a conquista europeia da América.
  • Dividir os alunos em grupos e estimular a discussão e colaboração entre eles.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rúbrica.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate em grupo.
  • Criar um template de avaliação por rúbrica coerente e bem estruturado.
  • Apresentar claramente o template de avaliação por rúbrica criado.