Aula sobre Jogo Da Onca
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O Jogo da Onça é um jogo indígena que foi muito popular entre as tribos brasileiras antes da chegada dos europeus. Ele é um jogo de estratégia que envolve a captura de peças do adversário. Com a conquista europeia da América, muitas populações ameríndias foram subjugadas e tiveram suas culturas e tradições suprimidas. Neste momento, os alunos irão analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o Jogo da Onça e explique sua importância para as tribos indígenas brasileiras antes da chegada dos europeus. Em seguida, contextualize a conquista europeia da América e seus impactos nas populações ameríndias.Etapa 2 - Debate em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões e argumentos.Etapa 3 - Criação do template de avaliação por rúbrica
Os alunos irão criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Debate em grupo
Os alunos irão discutir sobre as formas de resistência das populações ameríndias durante a conquista europeia da América. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões e argumentos.Etapa 5 - Apresentação dos templates de avaliação por rúbrica
Cada grupo irá apresentar seu template de avaliação por rúbrica e explicar como ele foi criado.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e os alunos irão fazer uma reflexão sobre o que aprenderam.
Intencionalidades pedagógicas
- Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Criar um template de avaliação por rúbrica.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate em grupo.
- Criação de um template de avaliação por rúbrica coerente e bem estruturado.
- Apresentação clara e objetiva do template de avaliação por rúbrica.
Ações do professor
- Apresentar o Jogo da Onça e contextualizar a conquista europeia da América.
- Dividir os alunos em grupos e estimular a discussão e colaboração entre eles.
- Orientar os alunos na criação do template de avaliação por rúbrica.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Criar um template de avaliação por rúbrica coerente e bem estruturado.
- Apresentar claramente o template de avaliação por rúbrica criado.