Aula sobre Jogo Da Onca

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O Jogo da Onça é um jogo indígena que foi muito popular entre as tribos brasileiras antes da chegada dos europeus. Ele é um jogo de estratégia que envolve a captura de peças do adversário. Com a chegada dos europeus, muitas tradições indígenas foram perdidas ou modificadas. Neste momento, os alunos irão aprender sobre a conquista europeia da América e seus impactos nas populações ameríndias, bem como as formas de resistência que os povos indígenas encontraram para preservar suas tradições e cultura.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do Jogo da Onça para as tribos indígenas brasileiras. Os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo irá para uma estação.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - História da Conquista

    Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre a conquista europeia da América e seus impactos nas populações ameríndias. Em seguida, eles irão discutir em grupo sobre as principais consequências da chegada dos europeus para os povos indígenas.

    Estação 2 - Formas de Resistência

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre as formas de resistência que os povos indígenas encontraram para preservar suas tradições e cultura. Eles irão criar um cartaz com as informações encontradas e apresentar para a turma.

    Estação 3 - Jogo da Onça

    Nesta estação, os alunos irão jogar o Jogo da Onça e aprender sobre as regras e estratégias do jogo. Eles irão discutir em grupo sobre a importância do jogo para as tribos indígenas e como ele pode ser utilizado como uma forma de resistência cultural.


  3. Etapa 3 - Síntese

    Os alunos irão se reunir em grupo para discutir sobre o que aprenderam nas estações e como as informações estão relacionadas. Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a importância de preservar as tradições e cultura dos povos indígenas e como isso pode ser feito.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Faça o encerramento agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre a conquista europeia da América e seus impactos nas populações ameríndias.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na busca por informações sobre as formas de resistência dos povos indígenas.
  • Promover a reflexão sobre a importância da preservação das tradições e cultura dos povos indígenas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das informações apresentadas pelos alunos no cartaz sobre as formas de resistência dos povos indígenas.
  • Habilidade dos alunos em jogar o Jogo da Onça e compreender suas regras e estratégias.
  • Capacidade dos alunos em relacionar as informações aprendidas nas estações e apresentar conclusões coerentes.
  • Reflexão dos alunos sobre a importância da preservação das tradições e cultura dos povos indígenas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas em cada estação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Conduzir a reflexão sobre a importância da preservação das tradições e cultura dos povos indígenas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
  • Pesquisar e coletar informações sobre as formas de resistência dos povos indígenas.
  • Jogar o Jogo da Onça e compreender suas regras e estratégias.
  • Discutir em grupo sobre as informações aprendidas nas estações e apresentar conclusões coerentes.
  • Refletir sobre a importância da preservação das tradições e cultura dos povos indígenas.