Aula sobre Jogo Da Onca
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância do Jogo da Onça para as tribos indígenas brasileiras. Os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo irá para uma estação.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - História da ConquistaNesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre a conquista europeia da América e seus impactos nas populações ameríndias. Em seguida, eles irão discutir em grupo sobre as principais consequências da chegada dos europeus para os povos indígenas.
Estação 2 - Formas de Resistência
Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre as formas de resistência que os povos indígenas encontraram para preservar suas tradições e cultura. Eles irão criar um cartaz com as informações encontradas e apresentar para a turma.
Estação 3 - Jogo da Onça
Nesta estação, os alunos irão jogar o Jogo da Onça e aprender sobre as regras e estratégias do jogo. Eles irão discutir em grupo sobre a importância do jogo para as tribos indígenas e como ele pode ser utilizado como uma forma de resistência cultural.
Etapa 3 - Síntese
Os alunos irão se reunir em grupo para discutir sobre o que aprenderam nas estações e como as informações estão relacionadas. Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 4 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre a importância de preservar as tradições e cultura dos povos indígenas e como isso pode ser feito.Etapa 5 - Encerramento
Faça o encerramento agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância do tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre a conquista europeia da América e seus impactos nas populações ameríndias.
- Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na busca por informações sobre as formas de resistência dos povos indígenas.
- Promover a reflexão sobre a importância da preservação das tradições e cultura dos povos indígenas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das informações apresentadas pelos alunos no cartaz sobre as formas de resistência dos povos indígenas.
- Habilidade dos alunos em jogar o Jogo da Onça e compreender suas regras e estratégias.
- Capacidade dos alunos em relacionar as informações aprendidas nas estações e apresentar conclusões coerentes.
- Reflexão dos alunos sobre a importância da preservação das tradições e cultura dos povos indígenas.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos nas atividades propostas em cada estação.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Conduzir a reflexão sobre a importância da preservação das tradições e cultura dos povos indígenas.
- Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas em cada estação.
- Pesquisar e coletar informações sobre as formas de resistência dos povos indígenas.
- Jogar o Jogo da Onça e compreender suas regras e estratégias.
- Discutir em grupo sobre as informações aprendidas nas estações e apresentar conclusões coerentes.
- Refletir sobre a importância da preservação das tradições e cultura dos povos indígenas.