Aula sobre Jogo Da Onca
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possÃvel enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vÃdeo; filme; slides e outros.
- É possÃvel personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O Jogo da Onça é um jogo de tabuleiro indÃgena que foi muito popular entre as tribos brasileiras antes da chegada dos europeus. Ele é um exemplo de como as populações amerÃndias tinham uma cultura rica e diversa antes da colonização. Neste momento, os alunos irão aprender sobre a conquista europeia da América e seus impactos nas populações indÃgenas, bem como as formas de resistência que eles desenvolveram. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o Jogo da Onça e explique sua importância cultural para as tribos indÃgenas. Em seguida, contextualize a chegada dos europeus na América e seus impactos nas populações indÃgenas.Etapa 2 - Estudo prévio
Os alunos deverão pesquisar sobre a conquista europeia da América e seus impactos nas populações indÃgenas. Eles deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 nÃveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se dividir em grupos para discutir seus mapas conceituais e compartilhar suas ideias com a turma. Faça a mediação da discussão e incentive a participação de todos.Etapa 4 - Análise de exemplos
Apresente exemplos práticos de resistência indÃgena à colonização, como a Guerra dos Mascates e a Revolta de Beckman. Os alunos deverão analisar esses exemplos e relacioná-los com o tema.Etapa 5 - Debate em grupo
Os alunos irão se dividir em grupos novamente para debater as formas de resistência indÃgena apresentadas. Eles deverão discutir as estratégias utilizadas pelos indÃgenas e como elas foram eficazes ou não.Etapa 6 - SÃntese
Os alunos deverão criar um novo mapa conceitual, desta vez com as principais ideias discutidas. Eles deverão apresentar seus mapas para a turma e discutir as diferenças e semelhanças entre eles.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão e incentive os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema em casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crÃtica dos alunos sobre a conquista europeia da América e seus impactos nas populações indÃgenas.
- Estimular a criatividade e a capacidade de sÃntese dos alunos por meio da criação de mapas conceituais.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Capacidade de análise crÃtica dos alunos sobre o tema.
Ações do professor
- Mediar as discussões em grupo.
- Apresentar exemplos práticos para ilustrar o tema.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema antes da aula.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.