Aula sobre Jogo De Stop

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta aula, os alunos vão aprender sobre o jogo de STOP, uma atividade divertida que pode ser jogada com amigos ou em sala de aula para praticar o vocabulário em Inglês.

O jogo consiste em escolher uma letra do alfabeto e escrever palavras com essa letra em categorias específicas como nome, cidade, fruta, país, etc.

É uma ótima maneira de praticar a escrita e, ao mesmo tempo, ampliar o vocabulário em Inglês!


  1. Etapa 1 - Introdução do jogo e das regras

    Inicie a aula apresentando o jogo de STOP e suas regras. Explique que o objetivo do jogo é escrever palavras com a letra escolhida em diferentes categorias.

    Exiba exemplos de palavras em categorias como nome, cidade, fruta, país, entre outras, e peça para os alunos fazerem o mesmo com uma letra escolhida por você. Esse exemplo deve ser feito em conjunto, com a participação da turma.


  2. Etapa 2 - Brainstorming em grupo

    Peça aos alunos que se dividam em grupos. Em seguida, cada grupo deve criar categorias diferentes para trabalhar (por exemplo, música, animais, cores, profissões, etc.).

    Com o propósito de ajudá\-los a escolher as categorias, você pode sugerir algumas ou apresentar exemplos.

    Em seguida, os grupos devem selecionar uma letra e inserir todas as palavras que conseguirem pensar em cada categoria, para exercitar a criatividade.


  3. Etapa 3 - Explorando a dinâmica dos 3Qs

    Nesta etapa, apresente a dinâmica dos 3Qs, que consiste em fazer três perguntas para avaliar a produção escrita: "Que bom?", "Que pena?" e "Que tal?". Explique que a primeira pergunta é para destacar o que foi bem na produção, a segunda é para listar eventuais problemas ou dificuldades que foram encontradas e, por fim, a terceira pergunta é para sugerir possíveis melhorias e desafios aos alunos.

    Os alunos devem criar um modelo com campos para cada uma dessas perguntas, para ser utilizado como uma ferramenta de avaliação quando apresentarem suas produções escritas.


  4. Etapa 4 - Jogando o jogo de STOP

    Nesta etapa, os alunos devem utilizar as categorias e as letras escolhidas para jogar o jogo de STOP. Professor, peça que cada grupo apresente suas palavras dentro de cada categoria e, em seguida, faça a correção e o acolhimento com base no modelo criado.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs e Feedback

    Depois de jogar o jogo e avaliar as produções de todos os grupos, peça que os alunos preencham a dinâmica dos 3 Qs.Por fim, faça uma roda de conversa e peça feedback aos alunos sobre o jogo e a dinâmica dos 3Qs. Peça que os alunos falem de suas impressões sobre o jogo, as palavras criadas, a produção escrita e a ferramenta de avaliação. Esse momento é importante para avaliar o que os alunos aprenderam e quais foram as dificuldades encontradas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de escrita e comunicação em Inglês;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico;
  • Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Produção de palavras no jogo de STOP com a letra escolhida;
  • Qualidade da produção escrita, considerando o uso correto do vocabulário e da gramática;
  • Uso adequado das categorias escolhidas;
  • Inclusão de todas as palavras criadas em cada categoria;
  • Utilização dos 3Qs para avaliar a própria produção e a dos colegas.

Ações do professor

  • Explicar as regras do jogo e a dinâmica dos 3Qs;
  • Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
  • Orientar a criação das categorias e a listagem das palavras;
  • Acompanhar a produção escrita dos alunos;
  • Avaliar as produções com base no modelo dos 3Qs.

Ações do aluno

  • Escolher uma letra e criar categorias para trabalhar;
  • Listar palavras dentro de cada categoria;
  • Jogar o jogo de STOP;
  • Escrever uma redação com as palavras escolhidas;
  • Avaliar a própria produção e a dos colegas com base no modelo dos 3Qs.