Aula sobre Jogo De Stop
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
O jogo consiste em escolher uma letra do alfabeto e escrever palavras com essa letra em categorias específicas como nome, cidade, fruta, país, etc.
É uma ótima maneira de praticar a escrita e, ao mesmo tempo, ampliar o vocabulário em Inglês!
Etapa 1 - Introdução do jogo e das regras
Inicie a aula apresentando o jogo de STOP e suas regras. Explique que o objetivo do jogo é escrever palavras com a letra escolhida em diferentes categorias.Exiba exemplos de palavras em categorias como nome, cidade, fruta, país, entre outras, e peça para os alunos fazerem o mesmo com uma letra escolhida por você. Esse exemplo deve ser feito em conjunto, com a participação da turma.
Etapa 2 - Brainstorming em grupo
Peça aos alunos que se dividam em grupos. Em seguida, cada grupo deve criar categorias diferentes para trabalhar (por exemplo, música, animais, cores, profissões, etc.).Com o propósito de ajudá\-los a escolher as categorias, você pode sugerir algumas ou apresentar exemplos.
Em seguida, os grupos devem selecionar uma letra e inserir todas as palavras que conseguirem pensar em cada categoria, para exercitar a criatividade.
Etapa 3 - Explorando a dinâmica dos 3Qs
Nesta etapa, apresente a dinâmica dos 3Qs, que consiste em fazer três perguntas para avaliar a produção escrita: "Que bom?", "Que pena?" e "Que tal?". Explique que a primeira pergunta é para destacar o que foi bem na produção, a segunda é para listar eventuais problemas ou dificuldades que foram encontradas e, por fim, a terceira pergunta é para sugerir possíveis melhorias e desafios aos alunos.Os alunos devem criar um modelo com campos para cada uma dessas perguntas, para ser utilizado como uma ferramenta de avaliação quando apresentarem suas produções escritas.
Etapa 4 - Jogando o jogo de STOP
Nesta etapa, os alunos devem utilizar as categorias e as letras escolhidas para jogar o jogo de STOP. Professor, peça que cada grupo apresente suas palavras dentro de cada categoria e, em seguida, faça a correção e o acolhimento com base no modelo criado.Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs e Feedback
Depois de jogar o jogo e avaliar as produções de todos os grupos, peça que os alunos preencham a dinâmica dos 3 Qs.Por fim, faça uma roda de conversa e peça feedback aos alunos sobre o jogo e a dinâmica dos 3Qs. Peça que os alunos falem de suas impressões sobre o jogo, as palavras criadas, a produção escrita e a ferramenta de avaliação. Esse momento é importante para avaliar o que os alunos aprenderam e quais foram as dificuldades encontradas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de escrita e comunicação em Inglês;
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico;
- Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Produção de palavras no jogo de STOP com a letra escolhida;
- Qualidade da produção escrita, considerando o uso correto do vocabulário e da gramática;
- Uso adequado das categorias escolhidas;
- Inclusão de todas as palavras criadas em cada categoria;
- Utilização dos 3Qs para avaliar a própria produção e a dos colegas.
Ações do professor
- Explicar as regras do jogo e a dinâmica dos 3Qs;
- Incentivar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
- Orientar a criação das categorias e a listagem das palavras;
- Acompanhar a produção escrita dos alunos;
- Avaliar as produções com base no modelo dos 3Qs.
Ações do aluno
- Escolher uma letra e criar categorias para trabalhar;
- Listar palavras dentro de cada categoria;
- Jogar o jogo de STOP;
- Escrever uma redação com as palavras escolhidas;
- Avaliar a própria produção e a dos colegas com base no modelo dos 3Qs.