Aula sobre Jogo De Stop
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O Jogo do STOP é muito conhecido entre amigos e familiares por todo o mundo. Além disso, os alunos provavelmente já devem conhecer as regras básicas do jogo.
Nesta atividade, os alunos irão aprender a utilizar o Jogo do STOP para praticar a escrita em Inglês e desenvolver habilidades de avaliação da própria escrita e a de colegas.
Etapa 1 - Introdução
\- Explique as regras do Jogo do STOP e faça uma apresentação do tema "Minha vida em inglês". Durante esta apresentação, os alunos deverão anotar algumas categorias em Inglês que fazem parte de suas vidas (ex: school, family, hobbies).Etapa 2 - Criação do modelo
\- Cada aluno irá criar seu próprio modelo de registro de aprendizagem utilizando campos de Check-in e Check-out. O modelo deve incluir um espaço para registrar as palavras selecionadas na etapa anterior, assim como o significado e uso dessas palavras em Inglês.Etapa 3 - Jogando o STOP
\- Os alunos vão jogar o Jogo do STOP, utilizando as categorias de palavras selecionadas na etapa 1. Cada aluno deve escrever uma frase ou ideia em Inglês para cada categoria(ex: school, family, hobbies).Finalizada esta etapa, os alunos devem conferir novamente suas próprias palavras e frases para corrigir possíveis erros.
Etapa 4 - Avaliação de pares
\- Em grupos de 2 ou 3, os alunos vão verificar se as sentenças dos colegas estão corretas. Eles devem utilizar o registro de aprendizagem elaborado na etapa 2.Etapa 5 - Melhorando as frases
\- Após a avaliação pelos colegas, os alunos terão tempo para melhorar suas frases, corrigindo erros e adicionando texto relevante, individualmente ou em pares.Etapa 6 - Apresentação
\- Cada aluno deve apresentar suas frases ou ideias em Inglês para a turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento de habilidades de escrita em Inglês
- Utilização de uma metodologia ativa de ensino (Ensino Híbrido)
- Desenvolvimento de habilidades de avaliação da própria escrita e a de colegas
Critérios de avaliação
- Correção gramatical
- Utilização adequada de vocabulário em inglês
- Participação ativa em todas as etapas da atividade
Ações do professor
- Explicar as regras do Jogo do STOP
- Auxiliar os alunos na criação do modelo de registro de aprendizagem
- Supervisionar e orientar o jogo e a avaliação em pares
- Dar feedback sobre a qualidade das frases e ideias dos alunos
- Ajudar os alunos a se prepararem para a apresentação final
Ações do aluno
- Selecionar palavras em inglês que fazem parte de suas vidas
- Criar seu próprio modelo de registro de aprendizagem
- Escrever frases e ideias utilizando as palavras selecionadas
- Avaliar as frases dos colegas utilizando o modelo de registro de aprendizagem
- Melhorar suas frases e ideias antes de apresentá-las para a turma