Aula sobre Jogo De Stop

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O Jogo do STOP é muito conhecido entre amigos e familiares por todo o mundo. Além disso, os alunos provavelmente já devem conhecer as regras básicas do jogo.

Nesta atividade, os alunos irão aprender a utilizar o Jogo do STOP para praticar a escrita em Inglês e desenvolver habilidades de avaliação da própria escrita e a de colegas.


  1. Etapa 1 - Introdução

    \- Explique as regras do Jogo do STOP e faça uma apresentação do tema "Minha vida em inglês". Durante esta apresentação, os alunos deverão anotar algumas categorias em Inglês que fazem parte de suas vidas (ex: school, family, hobbies).

  2. Etapa 2 - Criação do modelo

    \- Cada aluno irá criar seu próprio modelo de registro de aprendizagem utilizando campos de Check-in e Check-out. O modelo deve incluir um espaço para registrar as palavras selecionadas na etapa anterior, assim como o significado e uso dessas palavras em Inglês.

  3. Etapa 3 - Jogando o STOP

    \- Os alunos vão jogar o Jogo do STOP, utilizando as categorias de palavras selecionadas na etapa 1. Cada aluno deve escrever uma frase ou ideia em Inglês para cada categoria(ex: school, family, hobbies).

    Finalizada esta etapa, os alunos devem conferir novamente suas próprias palavras e frases para corrigir possíveis erros.


  4. Etapa 4 - Avaliação de pares

    \- Em grupos de 2 ou 3, os alunos vão verificar se as sentenças dos colegas estão corretas. Eles devem utilizar o registro de aprendizagem elaborado na etapa 2.

  5. Etapa 5 - Melhorando as frases

    \- Após a avaliação pelos colegas, os alunos terão tempo para melhorar suas frases, corrigindo erros e adicionando texto relevante, individualmente ou em pares.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    \- Cada aluno deve apresentar suas frases ou ideias em Inglês para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento de habilidades de escrita em Inglês
  • Utilização de uma metodologia ativa de ensino (Ensino Híbrido)
  • Desenvolvimento de habilidades de avaliação da própria escrita e a de colegas

Critérios de avaliação

  • Correção gramatical
  • Utilização adequada de vocabulário em inglês
  • Participação ativa em todas as etapas da atividade

Ações do professor

  • Explicar as regras do Jogo do STOP
  • Auxiliar os alunos na criação do modelo de registro de aprendizagem
  • Supervisionar e orientar o jogo e a avaliação em pares
  • Dar feedback sobre a qualidade das frases e ideias dos alunos
  • Ajudar os alunos a se prepararem para a apresentação final

Ações do aluno

  • Selecionar palavras em inglês que fazem parte de suas vidas
  • Criar seu próprio modelo de registro de aprendizagem
  • Escrever frases e ideias utilizando as palavras selecionadas
  • Avaliar as frases dos colegas utilizando o modelo de registro de aprendizagem
  • Melhorar suas frases e ideias antes de apresentá-las para a turma