Aula sobre Jogo De Stop
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Ao jogar STOP, os alunos precisam preencher uma tabela com palavras relacionadas a categorias pré-definidas (por exemplo, alimentos, animais, países) e que comecem com uma letra sorteada.
A metodologia ativa Gamificação será utilizada para que os estudantes também criem um jogo de STOP, elaborando um mapa de registro com informações importantes para a criação de um jogo atrativo e cativante.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e os objetivos da aula para os estudantes. É importante que você explique os benefícios do jogo de STOP para o aprendizado do Inglês e estimule os alunos a participarem da atividade.Etapa 2 - Explicação do jogo de STOP
Explicar como funciona o jogo de STOP, demonstrando um exemplo prático e explicando as regras do jogo.Etapa 3 - Criação do mapa de registro
Organize os alunos em grupos para criarem um mapa de registro para o jogo de STOP.No mapa, o grupo deverá preencher as informações solicitadas: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?
Etapa 4 - Criação do jogo
Com base no mapa de registro, os alunos irão criar o seu próprio jogo de STOP, escolhendo as categorias e as letras em inglês.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo deve apresentar o seu jogo de STOP para a turma, explicando a mecânica do jogo, as regras, as categorias e as letras sorteadas. Professor, avalie a apresentação de cada grupo considerando critérios previamente estabelecidos.Etapa 6 - Primeira rodada e Feedback
Os grupos devem jogar a 1ª rodada do jogo de STOP.Após, dê um feedback para cada grupo, elogiando as iniciativas positivas e apontando pontos que precisam ser melhorados.
Etapa 7 - Produção textual
Proponha que os alunos escrevam um breve parágrafo sobre a atividade, apontando as dificuldades encontradas, os aprendizados obtidos e os benefícios proporcionados pela atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular o trabalho colaborativo entre os alunos.
- Desenvolver a escrita em Inglês.
- Aplicar a metodologia ativa Gamificação em sala de aula.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Promover o aprendizado lúdico e descontraído do Inglês.
Critérios de avaliação
- Qualidade do mapa de registro criado.
- Participação do aluno em todas as etapas da atividade.
- Produção textual final.
Ações do professor
- Explicar claramente as regras do jogo e a atividade proposta.
- Dar suporte aos grupos durante a atividade.
- Fazer feedbacks para cada grupo.
- Promover a interação entre os grupos durante a criação dos jogos.
- Avaliar a produção dos alunos de forma justa e coerente.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Criar um mapa de registro completo e bem elaborado.
- Criar um jogo de STOP atrativo e cativante.
- Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
- Escrever um parágrafo reflexivo sobre a atividade.