Aula sobre Jogo De Stop

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Jogo de Stop, também conhecido como adedonha, é uma atividade bastante popular entre jovens e adultos e pode ser usado para ensinar e revisar vocabulário de forma lúdica e interativa.

Nesta atividade, os alunos aprenderão como jogar Stop em Inglês. Comece a aula explicando as regras do jogo e fornecendo exemplos de palavras que podem ser utilizadas. A intenção é desenvolver a comunicação em Inglês e a habilidade de os alunos avaliarem sua própria produção escrita e a de seus colegas.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Explique as regras do jogo em Inglês e forneça exemplos de palavras que podem ser usadas no jogo de Stop. Os alunos devem participar de uma rodada experimental, para entenderem bem as regras.

    Professor, você pode usar palavras que já foram vistas em suas aulas ou que sejam do interesse dos alunos, como nomes de jogos, países, animais, entre outros.


  2. Etapa 2 - 1ª Rodada do Jogo de Stop

    Os alunos irão agora praticar a 1ª rodada do Jogo de Stop em Inglês.

    Professor, divida os alunos em grupos de até quatro pessoas. Peça que um representante de cada grupo indique um número (de 0 a 9) com as mãos. Você deve orientar os estudantes a ajudarem na contagem total dos números indicados, trabalhando com isso a sequência numérica em Inglês.

    Feito isso, apoie os estudantes a relacionar este número com o alfabeto em Inglês. Por exemplo, se o resultado foi 9, deve ser adotada a 9ª letra do alfabeto (a letra J).

    Após a definição da letra, os alunos devem aguardar o sinal do professor para iniciar a rodada.

    Cada grupo deve preencher as colunas do jogo com palavras em Inglês iniciadas com a letra selecionada. Se possível, permita que cada grupo explore a internet ou consulte um dicionário para apoiar a execução da atividade.

    O grupo que finalizar primeiro deve dizer “stop”, para então iniciar a verificação das respostas.


  3. Etapa 3 - Compartilhando ideias

    A cada rodada, os alunos devem compartilhar as informações que inseriram em cada coluna do jogo e discutir como elas se encaixam. Professor, dê feedback para ajudar os alunos a desenvolverem suas ideias e garanta que as informações estejam corretas.

  4. Etapa 4 - Revisão e Edição

    Também a cada rodada, os alunos devem revisar e editar seus jogos para garantir que todas as informações estejam organizadas e corretas. Professor, ofereça feedback e orientação sobre como melhorar o preenchimento, mesmo para os grupos que não tenham conseguido concluir todos os campos.

  5. Etapa 5 - 2ª Rodada do Jogo de Stop

    Os alunos irão agora praticar a 2ª rodada do Jogo de Stop em Inglês.

    Professor, se julgar necessário, promova o rodízio de alguns estudantes, para tornar os grupos mais engajados e participativos.


  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos devem refletir sobre a atividade, como se sentiram enquanto jogavam, e o que aprenderam sobre o vocabulário em Inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a pesquisa e a busca de informações em Inglês, na internet ou em dicionário físico.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar sua própria produção escrita e a dos seus colegas.
  • Fornecer feedback construtivo para ajudar os alunos a melhorar suas habilidades de comunicação em inglês.
  • Promover a aprendizagem lúdica e interativa do vocabulário em Inglês.

Critérios de avaliação

  • O vocabulário inserido no Jogo de Stop deve ser correto e relacionado ao tema.
  • Os alunos devem demonstrar habilidade em avaliar sua própria produção escrita e a dos seus colegas.
  • Os alunos devem apresentar suas ideias com clareza e utilizarem o vocabulário em Inglês corretamente.
  • Os alunos devem participar ativamente das atividades em sala de aula e demonstrar interesse na aprendizagem do vocabulário em Inglês.

Ações do professor

  • Fornecer feedback construtivo para ajudar os alunos a desenvolver suas habilidades de comunicação em Inglês.
  • Fornecer material extra para os alunos pesquisarem em casa.
  • Orientar os alunos sobre como criar o Jogo de Stop.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em sala de aula.
  • Criar um Jogo de Stop, em grupo.
  • Avaliar sua própria produção escrita e a dos colegas.
  • Apresentar suas ideias com clareza e utilizar o vocabulário em Inglês corretamente.