Aula sobre Jogos Teatrais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Os jogos teatrais são uma forma lúdica e divertida de explorar a expressão corporal e vocal, além de estimular a criatividade e a imaginação. Eles podem ser encontrados em diversas situações do cotidiano, como em brincadeiras de crianças, em atividades de grupo em empresas e até mesmo em terapias ocupacionais. Os alunos irão aprender sobre os jogos teatrais e como eles podem ser utilizados para desenvolver habilidades de expressão e apreciação estética. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um diário de bordo em grupo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema dos jogos teatrais e explique como eles podem ser utilizados para desenvolver habilidades de expressão e apreciação estética. Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências com jogos teatrais.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá uma folha de papel para criar seu diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo irá definir um problema relacionado aos jogos teatrais que gostaria de resolver. Por exemplo: "Como podemos criar um jogo teatral que estimule a expressão corporal dos participantes?".

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Cada grupo irá gerar alternativas para resolver o problema definido na etapa anterior. Eles podem pesquisar na internet, conversar com colegas ou usar sua criatividade para criar novas alternativas.

  5. Etapa 5 - Seleção da solução

    Cada grupo irá selecionar a melhor alternativa para resolver o problema definido na etapa 3. Eles devem justificar sua escolha e explicar como pretendem implementar a solução.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando o problema, as alternativas geradas e a solução selecionada. Os outros alunos poderão fazer perguntas e comentários.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a atividade, perguntando aos alunos o que aprenderam sobre jogos teatrais e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de expressão corporal e vocal.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Qualidade das alternativas geradas e da solução selecionada.
  • Clareza e objetividade na apresentação do diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na definição do problema e na geração de alternativas.
  • Estimular a participação ativa de todos os alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
  • Pesquisar e gerar alternativas criativas para resolver o problema definido.
  • Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva.