Aula sobre Jogos Teatrais
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Os jogos teatrais são atividades lúdicas que pretendem estimular a criatividade, a expressão corporal e a comunicação dos participantes. Eles podem ser encontrados em diversas situações do cotidiano, como em brincadeiras infantis, em atividades de grupo em empresas e em aulas de teatro. Os alunos serão introduzidos aos jogos teatrais e terão a oportunidade de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, comunicação e expressão corporal.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie apresentando o tema e explicando o que são jogos teatrais. Utilize exemplos práticos, como jogos de improvisação ou de mímica, para ilustrar o conceito.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos são divididos em grupos e discutem sobre a importância dos jogos teatrais e como eles podem ser aplicados em diferentes situações do cotidiano.Etapa 3 - Identificação de problemas
Cada grupo escolhe um problema relacionado ao tema dos jogos teatrais e o registra em seu diário de bordo. O problema pode ser algo como "falta de criatividade" ou "dificuldade em se comunicar".Etapa 4 - Geração de alternativas
Os grupos trabalham juntos para gerar alternativas para o problema identificado. Eles podem utilizar técnicas de brainstorming e outras atividades criativas para encontrar soluções.Etapa 5 - Solução
Cada grupo escolhe a melhor alternativa para o problema identificado e a registra em seu diário de bordo. Eles também devem explicar como essa solução pode ser aplicada em diferentes situações.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo apresenta suas soluções para a turma e discute sobre as diferentes abordagens para o tema dos jogos teatrais.Etapa 7 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre a aula e peça que os alunos compartilhem suas opiniões e aprendizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.
- Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos por meio de atividades lúdicas.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe e de se comunicar de forma eficaz.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos.
- Clareza na comunicação e expressão corporal dos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Fornecer feedbacks construtivos aos alunos durante as atividades.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em equipe para identificar problemas e gerar soluções.
- Comunicar-se de forma clara e expressiva durante as apresentações.