Aula sobre Jogos Teatrais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Os jogos teatrais são atividades lúdicas que pretendem estimular a criatividade, a expressão corporal e a comunicação dos participantes. Eles podem ser encontrados em diversas situações do cotidiano, como em brincadeiras infantis, em atividades de grupo em empresas e em aulas de teatro. Os alunos serão introduzidos aos jogos teatrais e terão a oportunidade de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, comunicação e expressão corporal.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie apresentando o tema e explicando o que são jogos teatrais. Utilize exemplos práticos, como jogos de improvisação ou de mímica, para ilustrar o conceito.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos são divididos em grupos e discutem sobre a importância dos jogos teatrais e como eles podem ser aplicados em diferentes situações do cotidiano.

  3. Etapa 3 - Identificação de problemas

    Cada grupo escolhe um problema relacionado ao tema dos jogos teatrais e o registra em seu diário de bordo. O problema pode ser algo como "falta de criatividade" ou "dificuldade em se comunicar".

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos trabalham juntos para gerar alternativas para o problema identificado. Eles podem utilizar técnicas de brainstorming e outras atividades criativas para encontrar soluções.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo escolhe a melhor alternativa para o problema identificado e a registra em seu diário de bordo. Eles também devem explicar como essa solução pode ser aplicada em diferentes situações.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo apresenta suas soluções para a turma e discute sobre as diferentes abordagens para o tema dos jogos teatrais.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a aula e peça que os alunos compartilhem suas opiniões e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.
  • Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos por meio de atividades lúdicas.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe e de se comunicar de forma eficaz.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos.
  • Clareza na comunicação e expressão corporal dos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos durante as atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em equipe para identificar problemas e gerar soluções.
  • Comunicar-se de forma clara e expressiva durante as apresentações.