Aula sobre Jogos Teatrais
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Os jogos teatrais são atividades lúdicas que ajudam a desenvolver a criatividade, a expressão corporal e a comunicação dos alunos. Eles podem ser aplicados em diversas áreas do conhecimento e no cotidiano dos estudantes, como em apresentações de trabalhos, em dinâmicas de grupo e até mesmo em situações do dia a dia, como em entrevistas de emprego. Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos. A metodologia ativa Ensino Híbrido será utilizada para tornar a aula mais dinâmica e envolvente.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e seus objetivos para os alunos, explicando a importância dos jogos teatrais para o desenvolvimento da criatividade, da expressão corporal e da comunicação.Etapa 2 - Criação do template
Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles poderão utilizar materiais como papel, lápis de cor e canetas para criar o template.Etapa 3 - Check-in
Os alunos irão discutir em grupo sobre os jogos teatrais que já conhecem e como eles podem ser aplicados em diferentes situações do cotidiano. E registrar no campo Check-in do template criado.Etapa 4 - Aplicação dos jogos teatrais
Os alunos irão aplicar os jogos teatrais em grupos, utilizando o template criado na etapa anterior para registrar as atividades realizadas. Oriente-os e ajude\-os na aplicação dos jogos.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar os resultados obtidos com a aplicação dos jogos teatrais, mostrando como eles podem ser aplicados em diferentes situações do cotidiano.Etapa 6 - Reflexão final
Os alunos irão refletir sobre a importância dos jogos teatrais para o desenvolvimento da criatividade, da expressão corporal e da comunicação, e como eles podem ser aplicados em diferentes situações do cotidiano.Etapa 7 - Feedback
Forneça feedback individual para cada aluno, destacando os pontos positivos de suas criações e dando sugestões para melhorias futuras.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.
- Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos por meio dos jogos teatrais.
- Desenvolver a capacidade de comunicação dos alunos por meio dos jogos teatrais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
- Aplicação correta dos jogos teatrais pelos alunos.
- Qualidade da apresentação dos resultados obtidos com a aplicação dos jogos teatrais.
Ações do professor
- Orientar e ajudar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
- Orientar e ajudar os alunos na aplicação dos jogos teatrais.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do template de registro de aprendizagem.
- Aplicar corretamente os jogos teatrais.
- Apresentar os resultados obtidos com a aplicação dos jogos teatrais de forma clara e objetiva.