Aula sobre Jogos Teatrais

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Os jogos teatrais são atividades lúdicas que ajudam a desenvolver a criatividade, a expressão corporal e a comunicação dos alunos. Eles podem ser aplicados em diversas áreas do conhecimento e no cotidiano dos estudantes, como em apresentações de trabalhos, em dinâmicas de grupo e até mesmo em situações do dia a dia, como em entrevistas de emprego. Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos. A metodologia ativa Ensino Híbrido será utilizada para tornar a aula mais dinâmica e envolvente.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e seus objetivos para os alunos, explicando a importância dos jogos teatrais para o desenvolvimento da criatividade, da expressão corporal e da comunicação.

  2. Etapa 2 - Criação do template

    Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles poderão utilizar materiais como papel, lápis de cor e canetas para criar o template.

  3. Etapa 3 - Check-in

    Os alunos irão discutir em grupo sobre os jogos teatrais que já conhecem e como eles podem ser aplicados em diferentes situações do cotidiano. E registrar no campo Check-in do template criado.

  4. Etapa 4 - Aplicação dos jogos teatrais

    Os alunos irão aplicar os jogos teatrais em grupos, utilizando o template criado na etapa anterior para registrar as atividades realizadas. Oriente-os e ajude\-os na aplicação dos jogos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados obtidos com a aplicação dos jogos teatrais, mostrando como eles podem ser aplicados em diferentes situações do cotidiano.

  6. Etapa 6 - Reflexão final

    Os alunos irão refletir sobre a importância dos jogos teatrais para o desenvolvimento da criatividade, da expressão corporal e da comunicação, e como eles podem ser aplicados em diferentes situações do cotidiano.

  7. Etapa 7 - Feedback

    Forneça feedback individual para cada aluno, destacando os pontos positivos de suas criações e dando sugestões para melhorias futuras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.
  • Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos por meio dos jogos teatrais.
  • Desenvolver a capacidade de comunicação dos alunos por meio dos jogos teatrais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
  • Aplicação correta dos jogos teatrais pelos alunos.
  • Qualidade da apresentação dos resultados obtidos com a aplicação dos jogos teatrais.

Ações do professor

  • Orientar e ajudar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
  • Orientar e ajudar os alunos na aplicação dos jogos teatrais.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do template de registro de aprendizagem.
  • Aplicar corretamente os jogos teatrais.
  • Apresentar os resultados obtidos com a aplicação dos jogos teatrais de forma clara e objetiva.