Aula sobre Jogos Teatrais

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os jogos teatrais são uma forma divertida e criativa de desenvolver habilidades teatrais e de comunicação. Eles podem ser encontrados em diversas situações do cotidiano, como em atividades de grupo, dinâmicas de equipe e até mesmo em situações de apresentação em público. Os alunos serão divididos em grupos para participar de diferentes estações de atividades relacionadas aos jogos teatrais, visando desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie explicando o que são jogos teatrais e sua importância na formação de habilidades teatrais e de comunicação. Em seguida, divide a turma em três grupos e explica como funcionará a rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Jogos de improvisação

    Os alunos serão desafiados a improvisar cenas a partir de sugestões do professor ou dos colegas. O objetivo é estimular a criatividade e a capacidade de improvisação.

    Estação 2 - Jogos de expressão corporal

    Os alunos serão desafiados a realizar atividades que envolvem a expressão corporal, como jogos de mímica e de movimento. O objetivo é desenvolver a capacidade de expressão e comunicação não verbal.

    Estação 3 - Jogos de voz e dicção

    Os alunos serão desafiados a realizar atividades que envolvem a voz e a dicção, como jogos de articulação e de entonação. O objetivo é desenvolver a capacidade de expressão e comunicação verbal.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Ao final das estações, os alunos se reúnem em grupo para discutir as atividades realizadas e compartilhar suas experiências. Oriente a discussão, estimulando a reflexão sobre as habilidades desenvolvidas e a importância dos jogos teatrais na formação de habilidades teatrais e de comunicação.

  4. Etapa 4 - Encerramento

    Encerre reforçando a importância dos jogos teatrais e incentivando os alunos a praticá-los em casa e em outras situações do cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades teatrais e de comunicação
  • Estimular a criatividade e a capacidade de improvisação
  • Desenvolver a capacidade de expressão e comunicação não verbal e verbal
  • Refletir sobre a importância dos jogos teatrais na formação de habilidades teatrais e de comunicação
  • Incentivar a prática dos jogos teatrais em outras situações do cotidiano

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas
  • Desenvolvimento das habilidades teatrais e de comunicação
  • Reflexão sobre a importância dos jogos teatrais na formação de habilidades teatrais e de comunicação
  • Capacidade de trabalhar em grupo e de se expressar de forma clara e objetiva
  • Criatividade e capacidade de improvisação

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e explicar como funcionará a rotação por estações
  • Guiar as atividades em cada estação, estimulando a participação ativa dos alunos
  • Estimular a reflexão sobre as habilidades desenvolvidas e a importância dos jogos teatrais na formação de habilidades teatrais e de comunicação
  • Incentivar a prática dos jogos teatrais em outras situações do cotidiano
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação
  • Desenvolver as habilidades teatrais e de comunicação propostas em cada atividade
  • Refletir sobre a importância dos jogos teatrais na formação de habilidades teatrais e de comunicação
  • Trabalhar em grupo e se expressar de forma clara e objetiva
  • Demonstrar criatividade e capacidade de improvisação durante as atividades propostas.