Aula sobre Jogos Teatrais

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os jogos teatrais são uma forma divertida e criativa de desenvolver habilidades teatrais e de comunicação. Eles podem ser aplicados em diversas situações, desde aulas de teatro até treinamentos empresariais. Os alunos serão apresentados a diferentes jogos teatrais e terão a oportunidade de criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Envie previamente para os alunos, textos e vídeos explicando a importância dos jogos teatrais para o desenvolvimento de habilidades teatrais e de comunicação. Apresente alguns exemplos práticos de jogos teatrais, como "Espelho" e "Cenas Curtas", e explique como eles podem ser aplicados em diferentes situações.

  2. Etapa 2 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’ e ‘Que ta’l. Eles deverão utilizar esse template como uma ferramenta de avaliação da atividade.

  3. Etapa 3 - Jogos teatrais em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que escolher um jogo teatral para apresentar para a turma. Eles deverão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos terão um tempo para discutir as diferentes atividades e avaliações realizadas pelos grupos.

  5. Etapa 5 - Reflexão individual

    Os alunos deverão fazer uma reflexão individual sobre a atividade e sobre a importância dos jogos teatrais para o desenvolvimento de habilidades teatrais e de comunicação.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e incentive os alunos a continuarem praticando jogos teatrais em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades teatrais e de comunicação.
  • Identificar e analisar diferentes estilos cênicos.
  • Contextualizar os diferentes estilos cênicos no tempo e no espaço.
  • Aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação ativa na escolha e apresentação do jogo teatral em grupo.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Ações do professor

  • Enviar textos e vídeos sobre o tema.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Acompanhar e avaliar a participação dos alunos na escolha e apresentação do jogo teatral em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Escolher e apresentar um jogo teatral em grupo.
  • Utilizar adequadamente o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.