Aula sobre Jogos Teatrais
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Os jogos teatrais são uma forma divertida e criativa de desenvolver habilidades teatrais e de comunicação. Eles podem ser aplicados em diversas situações, desde aulas de teatro até treinamentos empresariais. Os alunos serão apresentados a diferentes jogos teatrais e terão a oportunidade de criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.
Etapa 1 - Introdução
Envie previamente para os alunos, textos e vídeos explicando a importância dos jogos teatrais para o desenvolvimento de habilidades teatrais e de comunicação. Apresente alguns exemplos práticos de jogos teatrais, como "Espelho" e "Cenas Curtas", e explique como eles podem ser aplicados em diferentes situações.Etapa 2 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos serão divididos em grupos e terão que criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’ e ‘Que ta’l. Eles deverão utilizar esse template como uma ferramenta de avaliação da atividade.Etapa 3 - Jogos teatrais em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e terão que escolher um jogo teatral para apresentar para a turma. Eles deverão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.Etapa 4 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos terão um tempo para discutir as diferentes atividades e avaliações realizadas pelos grupos.Etapa 5 - Reflexão individual
Os alunos deverão fazer uma reflexão individual sobre a atividade e sobre a importância dos jogos teatrais para o desenvolvimento de habilidades teatrais e de comunicação.Etapa 6 - Encerramento
Faça um breve resumo da aula e incentive os alunos a continuarem praticando jogos teatrais em casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades teatrais e de comunicação.
- Identificar e analisar diferentes estilos cênicos.
- Contextualizar os diferentes estilos cênicos no tempo e no espaço.
- Aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Participação ativa na escolha e apresentação do jogo teatral em grupo.
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Ações do professor
- Enviar textos e vídeos sobre o tema.
- Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Acompanhar e avaliar a participação dos alunos na escolha e apresentação do jogo teatral em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Escolher e apresentar um jogo teatral em grupo.
- Utilizar adequadamente o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.