Aula sobre Joining Conversation Group Participar Grupo Conversacao

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O tema "How about joining a conversation group?" é de extrema importância para que o aluno desenvolva habilidades de comunicação no idioma inglês. A metodologia da atividade será aprendizagem baseada em projetos, a partir da qual os alunos trabalharão em equipe no desenvolvimento de um diário de bordo, visando criar um grupo de conversação em inglês. Como exemplo prático, é possível citar a importância do inglês no mercado de trabalho globalizado e como a habilidade de comunicação pode abrir portas para as oportunidades de trabalho, estudo e viagens. Além disso, é importante destacar que essa metodologia permite que os alunos sejam incentivados a pensar criticamente, a resolver problemas, a trabalhar colaborativamente e a desenvolver uma comunicação autêntica em inglês.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "How about joining a conversation group?" e a metodologia que será utilizada. Em seguida, organize os alunos em grupos para a elaboração do projeto.

  2. Etapa 2 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo deverá criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, ilustrado e bem detalhado.

  3. Etapa 3 - Problema

    Cada grupo deverá propor uma problemática que envolva a habilidade de comunicação em inglês, por exemplo, a dificuldade em se comunicar com estrangeiros em viagens ou a necessidade de se comunicar em inglês no mercado de trabalho.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos irão discutir e apresentar alternativas para solucionar o problema apresentado, como a criação de um grupo de conversação em inglês.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo irá apresentar a solução para o problema, indicando como o grupo de conversação em inglês pode ajudar na solução do problema apresentado e detalhando como o grupo irá funcionar (ex. frequência; quais temas serão abordados; metodologia…).

  6. Etapa 6 - Compartilhamento e feedback

    Os grupos irão compartilhar seus diários de bordo com a turma, valorizando as diferentes perspectivas defendidas, dando feedbacks positivos e construtivos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua incentivando os alunos a se tornarem membros ativos de grupos de conversação em inglês ou até mesmo criarem os seus próprios grupos a partir dos modelos propostos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comunicação em inglês;
  • Incentivar o pensamento crítico e a resolução de problemas;
  • Estimular o trabalho colaborativo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa do aluno em todas as etapas da atividade;
  • Coerência e objetividade na apresentação dos problemas e soluções;
  • Qualidade do diário de bordo produzido pelo grupo.

Ações do professor

  • Incentivar a participação de todos os alunos;
  • Dar suporte aos grupos que necessitem de ajuda;
  • Estimular a reflexão crítica e o debate construtivo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da atividade;
  • Apresentar ideias claras e objetivas para solucionar o problema proposto;
  • Trabalhar colaborativamente com os colegas do grupo.