Aula sobre Joining Conversation Group Participar Grupo Conversacao

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Esta atividade irá abordar a importância de participar de grupos de conversação em inglês. Para contextualizar, você pode apresentar exemplos práticos de como isso pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes, como em viagens internacionais, intercâmbios ou até mesmo no mercado de trabalho. O objetivo é desenvolver a habilidade de comunicação oral dos alunos em inglês, além de promover a troca de ideias e experiências entre eles. A metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada para que os estudantes criem um mapa conceitual sobre o tema, o que incentivará a colaboração e o diálogo entre eles.

  1. Etapa 1 - Introdução do tema

    Inicie contando sobre sua própria experiência em grupos de conversação em inglês, ou apresentando um vídeo curto sobre o assunto. Em seguida, divida os alunos em duplas ou trios para discutirem suas próprias experiências em conversação em inglês ou para refletirem sobre suas expectativas acerca de grupos de conversação.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo de alunos irá criar um mapa conceitual sobre o tema "How about joining a conversation group?" utilizando a metodologia Aprendizagem Entre Pares. Para isso, cada grupo deve escolher uma ideia central e 8 sub-ideias relacionadas ao tema. As sub-ideias devem ser divididas em 2 níveis de profundidade, para desenvolver a ideia central e seus subtópicos. Você pode fornecer materiais e recursos para auxiliar os alunos nessa tarefa.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual de forma clara e objetiva, ressaltando as ideias centrais e suas sub-ideias. Incentive a participação de todos os alunos durante as apresentações.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos deverão discutir em grupo a importância de participar de grupos de conversação em inglês, levando em consideração as ideias apresentadas nos mapas conceituais. Promova o diálogo entre os grupos, incentivando a troca de ideias e experiências.

  5. Etapa 5 - Conclusão e feedback

    Faça uma conclusão sobre o tema, ressaltando os pontos mais importantes levantados durante a dinâmica. Também é importante fornecer um feedback para os alunos sobre a participação na atividade, incentivando a colaboração e o diálogo entre eles.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral dos alunos em inglês.
  • Incentivar a troca de ideias e experiências entre os alunos.
  • Promover a colaboração e o diálogo entre os alunos.
  • Estimular o trabalho em grupo e a criatividade dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Criação do mapa conceitual de forma clara e organizada.
  • Apresentação do mapa conceitual de forma objetiva e clara.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Demonstrar habilidade na comunicação oral em inglês.

Ações do professor

  • Fornecer materiais e recursos para auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a participação ativa e colaborativa dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Promover o diálogo entre os grupos durante a discussão em grupo.
  • Dar feedback para os alunos sobre a participação na atividade.
  • Estimular a criatividade e a habilidade na comunicação oral em inglês dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente e colaborativamente nas atividades em grupo.
  • Contribuir para a criação do mapa conceitual de forma clara e organizada.
  • Apresentar o mapa conceitual de forma objetiva e clara.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Demonstrar habilidade na comunicação oral em inglês.