Aula sobre Joining Conversation Group Participar Grupo Conversacao

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O tema "How about joining a conversation group? (Que tal participar de um grupo de conversação?)" será trabalhado com a metodologia ativa Cultura Maker. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em compartilhar sua leitura com colegas, valorizando diferentes pontos de vista com ética e respeito. Participar de um grupo de conversação é importante para melhorar as habilidades de comunicação em inglês, além de ser uma oportunidade de conhecer pessoas e culturas diferentes. A partir desta atividade, os alunos aprenderão como criar uma fanzine em A4 dividido em 8 partes, cada parte abordando um subtópico relacionado ao tema da conversação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a metodologia ativa Cultura Maker. Em seguida, disponibilize aos alunos um vídeo que apresenta a importância de participar de grupos de conversação. Faça perguntas e incentive a discussão em inglês.

  2. Etapa 2 - Brainstorming

    Divida os alunos em grupos de três a quatro e entregue uma lista de temas relacionados à conversa em grupo, como, por exemplo, "como encontrar um grupo de conversação", "dicas para se comunicar em inglês" e "benefícios de participar de um grupo de conversação". Cada grupo deverá discutir e escolher um subtema para produzir uma fanzine.

  3. Etapa 3 - Planejamento

    Forneça uma folha de papel A4 dividido em 8 partes para cada grupo planejar o conteúdo de cada uma das partes da fanzine. Incentive a criatividade e o uso de imagens e palavras-chave para ilustrar o subtema.

  4. Etapa 4 - Criação

    Os alunos trabalharão em suas fanzines, criando os textos e ilustrações para cada parte da fanzine. Caminhe pela sala, ajudando os alunos em suas criações e incentivando a prática da língua inglesa.

  5. Etapa 5 - Compartilhamento

    Cada grupo apresentará sua fanzine para a turma, compartilhando as ideias e destacando os principais pontos do subtema escolhido. Incentive a prática da língua inglesa durante as apresentações.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Após todas as apresentações, faça perguntas e incentive a discussão sobre como os diferentes subtemas abordados nas fanzines se relacionam a temática de participar de grupos de conversação em inglês.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Promova uma reflexão sobre o trabalho realizado, destacando a importância do compartilhamento e da valorização de diferentes pontos de vista.

Intencionalidades pedagógicas

  • Incentivar a prática da língua inglesa por meio de uma metodologia ativa;
  • Desenvolver a criatividade e a habilidade de produção textual em inglês;
  • Estimular o compartilhamento de leituras e a valorização de diferentes pontos de vista.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade na produção da fanzine;
  • Coerência e clareza no conteúdo abordado;
  • Participação e contribuição durante as discussões em grupo;
  • Uso adequado da língua inglesa.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o tema e metodologia ativa;
  • Fornecer suporte e orientação durante a criação da fanzine;
  • Estimular a prática da língua inglesa por meio de perguntas e discussões em grupo;
  • Realizar uma reflexão sobre o trabalho produzido.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Planejar e produzir a fanzine com criatividade e originalidade;
  • Apresentar a fanzine de forma clara e objetiva durante o compartilhamento;
  • Contribuir com as discussões em grupo em inglês.