Aula sobre Joining Conversation Group Participar Grupo Conversacao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


"How about joining a conversation group?" é um tema relevante para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, pois nesta fase eles já possuem habilidades para se comunicar em inglês, porém muitas vezes se sentem inseguros e tímidos para conversar com outras pessoas. Por meio da metodologia ativa Design Thinking, será possível desenvolver a empatia dos alunos em relação ao tema, estimulando-os a pensar em soluções criativas para superar suas dificuldades e se engajar em grupos de conversação. Além disso, a atividade promove a habilidade de compartilhar informações e opiniões com respeito e ética.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema.

    Introduza o tema "How about joining a conversation group?" e explique a metodologia ativa Design Thinking. Em seguida, divida os alunos em grupos de 4 ou 5 participantes.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia.

    Em grupos, os alunos deverão criar um mapa de empatia, preenchendo cada campo com informações referentes à experiência de um aluno do ensino fundamental e sua relação com a habilidade de conversação em inglês.

  3. Etapa 3 - Análise do mapa de empatia.

    Os grupos deverão compartilhar seus mapas de empatia com a turma e discutir os resultados. O objetivo é identificar as dores e ganhos comuns e únicos de cada aluno.

  4. Etapa 4 - Brainstorming em grupo.

    Novamente nos grupos, os alunos trabalharão para criar soluções criativas para superar as dores e aumentar os ganhos em relação à habilidade de conversação em inglês.

  5. Etapa 5 - Seleção da melhor solução.

    Cada grupo apresentará suas soluções para a turma e juntos selecionarão a melhor solução para ser aplicada na turma.

  6. Etapa 6 - Simulação da solução.

    Os alunos simularão a solução escolhida em duplas ou trios. A solução pode ser uma conversa em inglês utilizando o que foi aprendido na aula.

  7. Etapa 7 - Avaliação.

    Os alunos avaliam a atividade individualmente e compartilham suas opiniões. Aproveite para reforçar pontos importantes sobre respeito e ética nas relações interpessoais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a empatia dos alunos com relação ao tema "How about joining a conversation group?"
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo para solucionar problemas.
  • Promover a habilidade dos alunos de compartilhar informações e opiniões com respeito e ética.

Critérios de avaliação

  • Clareza na apresentação do mapa de empatia.
  • Participação nos trabalhos em grupo.
  • Criatividade na solução encontrada.
  • Habilidade na simulação da solução escolhida.
  • Respeito e ética nas interações com os colegas.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Design Thinking.
  • Estimular a participação de todos os alunos na atividade.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Incentivar o diálogo e a reflexão sobre as dores e ganhos comuns e únicos dos alunos.
  • Reforçar valores de ética e respeito durante as interações dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o mapa de empatia.
  • Contribuir com ideias criativas para solucionar o problema.
  • Participar da simulação da solução escolhida.
  • Compartilhar informações e opiniões com respeito e ética.
  • Avaliar a atividade de forma crítica e construtiva.