Aula sobre Joining Conversation Group Participar Grupo Conversacao

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A habilidade de conversação em inglês é fundamental para o sucesso da comunicação em um mundo globalizado. No tema "How about joining a conversation group?" (Que tal participar de um grupo de conversação?) vamos explorar os benefícios de participar de grupos de conversação em inglês. Os alunos irão aprender como encontrar grupos de conversação online e como se inscrever para participar. Eles vão criar um mapa de registro utilizando a metodologia ativa Gamificação para registrar informações importantes para desenvolver um jogo visando aumentar o engajamento com os grupos de conversação. Os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas ideias e pontos de vista com seus colegas e trabalhar em equipe para desenvolver um jogo criativo e engajador.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a importância de participar de grupos de conversação em inglês. Incentive os alunos a pesquisarem alguns grupos de conversação online e compartilharem com a turma.

  2. Etapa 2 - Gamificação

    Explique a metodologia Gamificação e como ela pode ser utilizada para criar jogos engajadores. Em seguida, divida os alunos em grupos de 4 ou 5 participantes para criarem um mapa de registro contendo os campos: nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  3. Etapa 3 - Mapa de Registro

    Em grupos, os alunos devem completar os mapas de registro, debatendo ideias para criar um jogo que incentive estudantes a participarem de grupos de conversação. Circule pela sala auxiliando os grupos nesse processo.

  4. Etapa 4 - Protótipo

    Os grupos devem trabalhar em suas ideias de jogos e começar a desenvolver um protótipo. Esteja disponível para ajudar os alunos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos devem apresentar seus protótipos para a turma e receber feedback. Medie a discussão e ajude a turma a escolher qual jogo será finalizado.

  6. Etapa 6 - Jogo

    Os grupos devem colaborar para finalizar e construir o jogo escolhido. Após pronto, os alunos devem jogar o jogo, avaliá-lo e fornecer feedbacks sobre como o jogo influencia a habilidade de participar de grupos de conversação.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a dinâmica com uma reflexão, incentivando os alunos a compartilharem o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação oral
  • Estimular a criatividade e inovação dos alunos
  • Promover a aprendizagem colaborativa
  • Desenvolver habilidades de comunicação em inglês
  • Estimular a reflexão e crítica dos alunos sobre a metodologia ativa Gamificação

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em sala de aula
  • Qualidade do mapa de registro criado em grupo
  • Qualidade do protótipo de jogo desenvolvido em grupo
  • Qualidade da apresentação do jogo final

Ações do professor

  • Mediar as discussões em sala de aula
  • Estar disponível para ajudar os alunos com dúvidas
  • Fornecer feedback construtivo para os alunos
  • Refletir sobre a aula e o processo de aprendizagem dos alunos

Ações do aluno

  • Pesquisar e compartilhar informações sobre grupos de conversação em inglês
  • Trabalhar em equipe para desenvolver um mapa de registro e um protótipo de jogo
  • Colaborar com a turma para construir o jogo e avaliá-lo.
  • Apresentar suas ideias e receber feedback dos colegas
  • Refletir sobre o que aprenderam ao final da aula.